Sesapi realiza nova reunião para detalhar Rede de Cuidados Continuados

A reunião acontece desde a tarde desta terça-feira (09), no auditório do Hospital Getulio Vargas (HGV)

Adriano Magno- SES/PI

O desejo da maioria dos pacientes de se ter profissionais humanizados e serviços qualificados na saúde pública começa a virar uma realidade no Piauí. Em mais uma reunião para tratar sobre a implantação da Rede de Cuidados Continuados, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) dá mais um importante passo para executar este projeto.

A reunião acontece desde a tarde desta terça-feira (09), no auditório do Hospital Getulio Vargas (HGV) e se estende até o próximo dia 11 de abril.

O convênio, firmado entre a Sesapi e o Ministério da Saúde, através da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas, mostra que a cada etapa o Piauí está finalizando com êxito todos os processos para oferecer toda a estrutura necessária aos hospitais de grande porte do Estado.

Apresentação do Projeto de Gestão de Rede de Cuidados foi feita pelo chefe do departamento de medicina social da FCM, da Santa de Casa de São Paulo, Paulo Carrara. De acordo com ele, o Piauí vem mostrando empenho em levar o mais rápido possível este serviço de grande importância para os pacientes crônicos.

“Nós, do sul do país, reconhecemos a potência que Teresina tem na Saúde. Isso precisa ser levado para o interior do Estado, através deste convênio e o apoio do governo, e será levado num prazo máximo de um ano”, afirmou o palestrante.

Estiverem presentes no evento o Diretor de Urgência e Emergência da Sesapi, Telmo Mesquita, o superintendente de assistência à Saúde, Pedro Leopoldino; o diretor-secretário da CMB, Mirocles Veras, além de diretores de hospitais, gestores da Sesapi e da Fundação Municipal de Saúde.

Segundo assessora especial da Sesapí, Luciane Formiga, o intuito maior do projeto é prestar um melhor serviço aos pacientes crônicos e estender os cuidados na área domiciliar. “Este serviços já são feitos nos melhores hospitais do mundo. Nosso Estado agora está desenvolvendo as etapas essenciais para conseguirmos montar a Rede de Cuidados e assim passar a oferecer serviços domiciliares que venham a melhorar a saúde dos pacientes crônicos”, destacou.

O projeto presta cuidados de saúde e de apoio social de forma continuada e integrada a pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência. Os Cuidados Continuados estão focados na recuperação global da pessoa, promovendo a sua autonomia e melhorando a sua funcionalidade, no âmbito da situação de dependência em que se encontra.

Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)
Assessoria de Comunicação
www.saude.pi.gov.br
(86) 3216-3610 / 8802-9604 / 8851-2074