Sesau faz balanço do atendimento durante a Semana Santa

De quinta-feira (28) até domingo (31), HGE registrou o atendimento de 1.901 pacientes; foram contabilizados 625 pacientes UE do Agreste, 9.061 ligações para o Samu e os Hemocentros distribuíram 124 bolsas de sangue

SES/AL -Adalberto Custódio, Arnaldo Santtos eNeide Brandão

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) registrou, durante os quatro dias de feriado da Semana Santa, o atendimento de 1.901 pacientes no Hospital Geral do Estado (HGE). De quinta-feira (28) até domingo (31), também foram assistidos 625 pessoas na UE do Agreste, em Arapiraca, e 9.061 ligações do Samu. Os Hemocentros de Alagoas distribuíram 124 bolsas de sangue.

Nesse período, o HGE contabilizou aproximadamente 475 atendimentos diários e prestou assistência a 1.148 pacientes que apresentaram casos clínicos. Também foram atendidos 462 pacientes vitimados por acidentes casuais, 171 vítimas de acidentes de trânsito, 86 por agressões (corporal, por armas de fogo e branca), 20 acidentes de trabalho, sete queimaduras e sete tentativas de suicídio.

Fazendo um comparativo com a Semana Santa do ano passado, o Hospital Geral prestou assistência a 1.235 pacientes. Em 2011, foram 1.212 atendimentos; em 2010, 1.480 pessoas foram atendidas na unidade hospitalar.

Para a diretora do HGE, Verônica Omena, apesar do aumento nos números, a média de atendimento está de acordo com o movimento diário do hospital na atualidade. Ela destacou a incidência de pessoas com casos de diarreia, vômitos, dor de cabeça, gripes e pequenos ferimentos.

Dos pacientes que deram entrada na unidade hospitalar, 1.119 receberam alta médica e 168 ficaram internados. No centro cirúrgico foram realizados 54 procedimentos.

Acidentes motociclísticos lideram entradas na UE do Agreste

A Unidade de Emergência Doutor Daniel Houly (UEDH), em Arapiraca, registrou um total de 625 atendimentos durante o feriado. Em comparação ao ano anterior, o número de atendimentos aumentou 20%.

As estatísticas apontaram que os acidentes motociclísticos continuam como o principal motivo de entradas na Unidade de Emergência do Agreste, atendendo, nos quatro dias de feriado, 184 vítimas na unidade hospitalar. Ainda entre as ocorrências, 119 pessoas sofreram quedas de moto.

Ainda 90 pacientes deram entrada na UEDH alegando terem caído na rua ou dentro de casa. As agressões com arma branca somaram sete casos, enquanto as agressões por arma de fogo, seis. No período foram registrados dois óbitos, enquanto 44 pacientes seguem internados.

Samu – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) recebeu, nesse período, 9.061 ligações, das quais 494 foram atendidas por meio de Telemedicina (orientação médica por telefone); e 202 foram de trauma realizado com equipe de profissionais com ambulância.

Os atendimentos de casos clínicos superaram os de trauma, foram 211. Foram realizados ainda 124 atendimentos envolvendo acidente de trânsito. O número de atendimentos realizados foram similares entre Maceió e Arapiraca, totalizando 102 e 100, respectivamente.

Hemoal e Hemoar – Os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) distribuíram 124 bolsas de sangue durante o feriado da Páscoa. O maior consumidor foi o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, que requisitou 25 bolsas, seguido pela Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, para onde foram dispensadas 20 bolsas.

As demais bolsas de sangue foram distribuídas para os Hospitais Hélvio Auto e do Açúcar, em Maceió; São Vicente de Paula, em União dos Palmares; Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema; e Maternidade Escola Santa Mônica, também em Maceió. Durante os quatro dias do feriado também foram atendidos 12 pacientes no Ambulatório de Hematologia do Hemoal.

Foto: Ascom / HGE