SES/BA – Estado e Forças Armadas iniciam ação conjunta de combate ao Aedes aegypti

Seis mil e seiscentos militares das Forças Armadas e agentes de saúde pública realizam a partir das 8h deste sábado (13), uma série de ações de combate ao Aedes aegypti na Bahia. As atividades integradas fazem parte da segunda etapa da Operação Força Amiga, que acontece simultaneamente em todos os estados brasileiros.

Em Salvador, as atividades se iniciam no 19 BC- Batalhão, no Cabula, com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Castro, do vice-governador, João Leão, e do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

Esta fase da operação é focada na conscientização a respeito dos riscos da proliferação do mosquito e dos efeitos negativos das doenças provocadas pelo inseto. Os militares e agentes de saúde vão visitar residências e estabelecimentos comerciais e orientar a população por meio do diálogo e da entrega de material gráfico.

Além de Salvador, haverá atividades em Feira de Santana, Barreiras, Paulo Afonso, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Juazeiro, Camaçari, Porto Seguro, Alagoinhas, Jequié e Santo Antônio de Jesus. Em todos os municípios estarão presentes representantes dos governos Federal e Estadual, além das Forças Armadas.

Programação em Salvador

6h20 às 7h35 – Ponto de encontro no 19 BC – Batalhão – Cabula

* Formação da Tropa

7h35 às 8h – Saída do 19 BC, em comboio, para a Praça Tereza Batista no Pelourinho. Haverá duas vans, sendo uma para autoridades e outra para a imprensa, a fim de facilitar o deslocamento. No entanto, nada impede que outros veículos acompanhem o comboio oficial.

8h às 8h40 – Ação educativa de panfletagem e ação de eliminação de criadouros, além de entrevista em frente à Fundação Casa de Jorge Amado – Pelourinho

8h40 às 8h50 – Deslocamento para o Mercado Modelo

8h50 às 9h20 – Recepção da banda da Marinha e panfletagem

9h20 às 9h40 – Deslocamento para a Rodoviária (utilizando via expressa)

9h40 às 10h – Recepção da banda do Exército e panfletagem

10h às 10h20 – Deslocamento para a área de desembarque do aeroporto de Salvador

10h20 às 10h40 – Recepção da equipe da Aeronáutica e panfletagem na área de desembarque do aeroporto

10h40 às 10h45 – Deslocamento do aeroporto à Base Aérea de Salvador

10h45 – Embarque do Ministro da Saúde e comitiva.

Ascom Sesab
Zika/pauta ação