SES/CE – #Todoscontraomosquito: Ceará mobiliza população de todo o estado no combate ao Aedes aegypti

O governador Camilo Santana, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o general Freire Gomes e o prefeito Roberto Cláudio se uniram aos três mil militares e agentes do Estado e dos municípios na mobilização.

R160213 CONTRA O MOSQUITO NACIONAL MG 5530Uma grande movimentação tomou conta da Praça do Ferreira, em Fortaleza, na manhã deste sábado (13). No dia D de mobilização nacional Todos Contra o Mosquito, os agentes de endemias do Estado e do Município ganharam o reforço de 2,5 mil homens das Forças Armadas. Em ato solene, o governador Camilo Santana, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o comandante da 10ª Região Militar, general Freire Gomes, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, deram a largada e seguiram com os soldados para as ruas.

Com o toque da sirene, a caravana saiu do 23º Batalhão de Caçadores (23 BC), onde foi realizada a primeira parte da ação, para a conscientização sobre os perigos das doenças transmitidas pelo mosquito: mosquito5dengue, chikungunya e zika. “Tivemos o pronto atendimento da Décima Região Militar e esta luta não será vencida sem a mobilização e o esclarecimento das pessoas sobre os perigos da proliferação do mosquito. Esta batalha está acima de qualquer ideologia política, estamos unidos em defesa do Brasil”, afirmou Camilo Santana.

A solenidade na 10ª Região Militar foi transmitida simultaneamente para quem estava na Praça do Ferreira, onde foi montado o cenário de uma casa, esclarecendo possíveis focos do mosquito. De passagem pelo local, o bancário Lindauberto Pereira R160213 CONTRA O MOSQUITO NACIONAL MG 5546recebeu as orientações das mãos do governador e afirmou que já está está fazendo a sua parte. “A gente leva daqui a consciência de que temos que fazer a nossa parte. A coletividade tem que agir inicialmente dentro de sua própria casa, eliminando os focos e garantindo a saúde das nossas famílias”, afirmou.

Ao ver a equipe da Secretaria da Saúde do Estado apresentando o ciclo de vida do inseto, a funcionária pública aposentada, Olga Moreira, garantiu que há mais de dez anos toma os devidos cuidados para combater o mosquito. “Sempre faço a minha parte, mas ainda vejo muita gente que joga lixo nas ruas eRperso160213 CONTRA O MOSQUITO NACIONAL MG 5661ameaça a nossa saúde. O poder público tem de cobrar que a população também faça a sua parte para garantir a nossa saúde”, destacou. Imagens e músicas de campanhas educativas também foram apresentadas, para chamar a população a “entrar no clima” do combate ao Aedes aegypti.

 

 

“Unidos em defesa do Brasil”

Na solenidade de abertura no 23o Batalhão de Caçadores (23 BC), o governador destacou que a luta contra o Aedes aegypti é uma questão de segurança nacional. Na ocasião, Camilo Santana sancionou a lei aprovada pela Assembleia Legislativa que autoriza o mosquito4Estado a entrar em imóveis que estejam fechados ou onde haja resistência dos proprietários. “Não adianta o Estado fazer tudo que lhe cabe, se uma residência não fizer a sua parte. Estamos trabalhando para convencer as pessoas da importância de fazer suas ações, mas se não for possível, agora temos o respaldo da lei”, afirmou.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, agradeceu as Forças Armadas pela mobilização e destacou que a ação garante mais agilidade no combate ao mosquito. “A dengue já é uma doença endêmica que nos desafia ano a ano, e com a possibilidade de transmissão da zika e da chikungunya, nossa tarefapça9tem de ser mais eficiente. Precisamos do apoio da população, com uma ação básica, a faxina de casa”, conclamou.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, veio representando a presidenta Dilma Rousseff e destacou que o Estado do Ceará está sendo referência também na prevenção ao mosquito. “Estou vendo o trabalho que está sendo liderado no Ceará pelo governador Camilo Santana, mais um exemplo para o Brasil que deve ser seguido. Estado, municípios e a União já estão unidos. Nossa principal parceira deve ser a população”.

Ceará

mosquito2Cerca de três mil homens das Forças Armadas estão nas ruas de todo o Ceará neste sábado (13) para o combate ao mosquito Aedes aegypti. A missão deles é levar informação a pessoas diretamente, com a distribuição de três milhões de panfletos. Foram considerados prioritários pelo Ministério da Saúde 17 municípios cearenses, mas a ideia é que a mobilização se estenda a todos os 184 municípios. Acaraú, Aracati, Baturité, Camocim, Crateús, Crato, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maranguape, Quixadá, Russas, Sobral, Tamboril e Tianguá recebem visita de militares.

Com três mil homens nas ruas, as tropas do Exército, Marinha e Aeronáutica estão em campo desde asR20160213090822  MG 6005primeiras horas da manhã deste sábado. “Ainda vamos às casas dos cidadãos e às escolas para esclarecer alunos e professores sobre a importância do combate ao mosquito”, destacou o comandante da 10a Região Militar, General Freire Gomes, que acrescentou: “é uma ação que envolve diversas instituições em prol do Estado Brasileiro”.

Durante o evento, a primeira-dama do Ceará, Onélia Maria Leite de Santana, foi convidada a apertar a sirene da campanha. Também compareceram o secretário-chefe de Gabinete, Élcio Batista, além dos secretários Henrique Javi (Saúde), Hélio Leitão (Justiça), Delci Teixeira (Segurança Pública), Inácio Arruda (Ciência e Tecnologia), Artur Bruno (Meio Ambiente), Acrísio Sena (Movimentos Sociais, Hugo Figueiredo (Planejamento), Nelson Martins (Relações Institucionais), além dos deputados federais José Guimarães, Odorico Monteiro e Raimundo Gomes de Matos, deputados estaduais e vereadores.

Fotos: Carlos Gibaja / Tiago Stille / Governo do Ceará

Dengue