SES/GO – Em Morrinhos, gestores se unem para mudar Saúde

“Temos que engravidar da Atenção Primária em Saúde, num compromisso que pode alterar a realidade do país”, disse jornalista Fátima Roriz ao  prestigiar lançamento do Mais Saúde para Goiás

“Não queremos que nossos municípios se limitem a encaminhar pacientes. Podemos fazer mais saúde para Goiás e sair daqui motivados a assumir a causa, como se assume um filho”, disse o secretário de saúde Morrinhos André Luiz. Prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de saúde de 54 municípios participaram do lançamento do programa Mais Saúde para Goiás nesta quinta-feira, 17/10 em Morrinhos na  Região Sul do estado. Lançado regionalmente pela Secretaria de Estado da Saúde, o programa pretende formar um pacto para uma saúde de qualidade nos 246 municípios goianos.

André Luiz fez coro à fala da jornalista Fátima Roriz, diretora do Grupo Jaime Câmara de Comunicação que apoia a iniciativa. “ A Atenção Primária  se for resolutiva, pode reduzir a maioria dos problemas de saúde, a um custo bem menor para os governos. A solução para os anseios da população, está nos municípios que fizerem uma assistência de qualidade e humanizada. Vamos engravidar da  Atenção Primária, porquê este é um compromisso a ser assumido por toda a sociedade”, propôs ela.

O Secretário de Saúde Leonardo Vilela na abertura, alertou: “os indicadores de saúde em Goiás não avançaram na mesma proporção do crescimento econômico do estado e isso precisa nos incomodar até que ações como vacinação, controle de dengue, prevenção às drogas e a doenças crônicas sejam resolvidas nos municípios. As unidades básicas de saúde não podem ser apenas centros de triagem”.

Ao defender a resolutividade das unidades básicas e do programa de Saúde da Família, o representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde Fernando Cupertino demonstrou a importância de melhorar indicadores como pré-natal, mortalidade infantil e cobertura vacinal: “85% das doenças e agravos podem ser prevenidos ou curados no início”. Com o Mais Saúde, 16 mil profissionais da Atenção Básica em todo estado serão capacitados para operar em  processos atualizados de atendimento à população

Mudança – Em Morrinhos, uma ação efetiva contra a dengue já surte efeitos,  numa cidade que  chama a atenção dos visitantes pela limpeza. Segundo o prefeito Rogério Troncoso, coleta seletiva de lixo, retirada programada de entulho, intensificação das visitas dos agentes de saúde e envolvimento das crianças e das escolas, têm contribuído para o combate à doença. “Não queremos que mil casos registrados ano passado se repitam e ocorram óbitos. Isso pode ser evitado, disse ele.

A participação de agentes comunitários de saúde e do Programa de Saúde da Família ao evento também foi um destaque. A participação dos municípios é um ponto fundamental para o avanço do programa, que será construído em oficinas regionais até 2018. Segundo a superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde Evanilde Fernandes, as próximas oficinas de capacitação do Mais Saúde, vão ocorrer na Macrorregião Nordeste e as inscrições estão abertas.

Comunicação Setorial / Secretaria da Saúde do Estado de Goiás

Fone: (62) 3201-3784 / 3201-3816 / 3201-3811

Fotos: Karim Alexandre