SES/GO – Goiás Contra o Aedes: agenda de ações para eliminar focos casa a casa

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), a Secretaria Estadual de Desenvolvimento (SED), o Corpo de Bombeiros e as prefeituras cumprem, durante toda a semana, uma ampla agenda de ações de combate ao mosquito Aedes aegypt. Todas as atividades contam com a participação de agentes de endemias, agentes comunitários de saúde (ACS), educadores diversos e voluntários, entre outros.

A Patrulha da Saúde – uma iniciativa da SES e da SED com foco na limpeza pesada dos ambientes – estará de 15 a 19 de fevereiro, nas cidades de Porangatu, Goiás, Jaraguá, Rio Verde, São Luís de Montes Belos, Jussara, Senador Canedo, Pires do Rio, Goiatuba, Simolândia, Monte Alegre de Goiás e Águas Lindas.

Para realizar o serviço de limpeza das áreas urbanas, com a remoção de entulhos e possíveis criadouros da dengue, a SED disponibiliza 60 caminhões, 12 motoniveladoras, 12 escavadeiras hidráulicas, 12 pás carregadeiras, 12 carros e quatro caminhões prancha.

Segundo o Coordenador Ambiental de Vetores da SES-GO, Marcello Rosa, a Patrulha da Saúde começa a limpeza pelos bairros com maior incidência de casos de dengue. “Os lotes são roçados e os criadouros eliminados. O entulho é concentrado e, com isso, o recolhimento fica mais fácil”, pontua.

Além do trabalho de limpeza, a Patrulha realiza um trabalho de conscientização junto à população, insistindo na manutenção da limpeza.

Bombeiros

Presente nos 246 municípios goianos e querido pela população, o Corpo de Bombeiros tem atuado com dedicação na força tarefa liderada pela SES, de combate ao mosquito Aedes.  Todos os dias, os membros da corporação realizam visitas nas residências e estabelecimentos comerciais, e interagem diretamente com a população, reforçando a importância das ações de prevenção e combate.

Amanhã, 16 de fevereiro, os bombeiros realizarão ações em: Goianápolis, Santo Antônio da Barra, Novo Gama, Bom Jesus, Aragoiânia, Doverlândia, Corumbaíba, Santa Rita do Araguaia, Santa Fé, Bela Vista, Alto Paraíso, Cavalcante, Cocalzinho, Turvelândia, Porangatu, Trombas, Campestre, Buritinópolis, São Francisco, Palminópolis, Planaltina, Nova Iguaçu, Alto Horizonte, Alvorada do Norte, Piracanjuba, Pires do Rio, Mimoso de Goiás, Balizam, Diorama, Paranaiguara, Aloândia, Uruana, Nova Glória, Aruanã, Sanclerlândia e Nova Crixás.

Fonte: SES/GO

Fotos – Sabba Nogueira: Hoje na cidade de Itaberaí,  agentes destruíram focos encontrados em quintais sujos. Objetos acumulados pelos moradores em áreas descobertas, viram criadouros de aedes. Um quintal com focos pode infestar uma quadra inteira.