SES/MT – Iniciativas independentes ajudam MT Hemocentro a garantir estoque

Nem mesmo o feriado prolongado inibiu os atletas do Cuiabá Arsenal de serem exemplos de solidariedade e cidadania. Eles vão passar a manhã deste sábado (09.03) doando sangue como gesto de amor ao próximo. Foram convidados a participar da iniciativa os 350 membros da equipe, entre atletas, equipe técnica e familiares. O objetivo é motivar grupos de amigos e entidades de classe a ajudar o próximo por meio da doação de sangue.

O presidente do time, Paulo Cesar Machado Ribeiro, destaca que a ideia é de que a iniciativa dos esportistas acabe por estimular o restante da população a contribuir também para que o estoque de sangue não fique baixo. “Nosso objetivo é transformar campeões de solidariedade. Cada doador pode ajudar até quatro pessoas. Sou doador regular e gostaria de ser exemplo para o meu time estimulando outros a serem também”, incentiva o presidente.

Outro exemplo, com doação agendada para o próximo sábado (16.03), são dos membros da Associação Corinthianos de Tchapa e Cruz, que segundo o presidente Vitor Hugo Martins Bernardes vai lotar o MT Hemocentro. “Ano passado promovemos três iniciativas semelhantes para estimular o nosso grupo a doar sangue. Este ano não será diferente, ao todo já realizamos 12 campanhas e todas tiveram boa aceitação dos nossos associados”, disse ele.

A diretora do MT Hemocentro, Elianne Curvo, lembra que o sangue doado é usado para assegurar um direito primordial, o direito à vida. A atitude de doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo. “Não há substituto para o doador, ele é especial. É preciso que pessoas saudáveis doem regularmente. Cada doador pode salvar até quatro vidas, esse deve ser um motivo de alegria para quem doa sangue e um incentivo para que o gesto tão grandioso venha se tornar um hábito, o de salvar vidas”.

Horários de atendimento

O atendimento ao público no MT-Hemocentro é de segunda a sábado, das 7h às 18h45. A unidade está localizada na Rua 13 de Junho, número 1055, no bairro Porto em Cuiabá.

Devido ao feriado de aniversário de Cuiabá, a Unidade de Coleta e Transfusão do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá não atende neste e volta ao horário normal na segunda (11.03), das 7h às 18h. As pessoas interessadas em doar sangue e que precisarem de esclarecimentos podem ligar para os telefones (65) 3321-4578 ou (65) 3623-0044 – ramal 221.