Sespa apoia campanha de conscientização contra o câncer de mama

Com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) foi aberta nesta segunda-feira (25), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a campanha de mobilização e conscientização contra o câncer de mama “De Peito Aberto”, criada pela jornalista Vera Golik e por seu marido, o fotógrafo e sociólogo Hugo Lenzi.  O evento teve a presença de profissionais da Coordenação Estadual de Saúde da Mulher e da diretora de Políticas de Atenção Integral à Saúde, Dione Cunha.

Durante a abertura, houve uma palestra sobre o assunto e ainda a apresentação do livro “De Peito Aberto”, de autoria dos idealizadores do evento. O secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, disse que inciativa como esta reforça o trabalho de prevenção ao câncer de mama no Estado. “Temos estimulado as organizações femininas para a prevenção de doenças como o câncer. É preciso conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce”, afirmou.  

O evento traz ao Shopping Pátio Belém, uma exposição fotográfica de 34 painéis que contam histórias de pessoas que tiveram o câncer, e, em sua maioria, venceram a doença. Segundo a coordenadora da campanha em Belém, a médica Consuelo Oliveira, a meta é estimular condutas relacionadas ao enfrentamento do câncer de mama, além de ajudar a romper o silêncio em torno da doença e estimular o autocuidado e a detecção precoce. “A ideia é incentivar a melhora da autoestima da mulher, trabalhar algumas dificuldades que são inerentes, mas também envolver os órgãos de saúde no acolhimento da mulher que enfrenta o câncer de mama” ressaltou.

O trabalho já aconteceu em 35 cidades e chega pela primeira vez na região Norte do país.  A campanha ainda recebe o patrocínio da Fundação Susan G. Komen for the Cure em conjunto com a Fundação Caterpillar, instituições que também trabalham em prol da conscientização e da prevenção ao câncer de mama. A exposição fotográfica estará disponível ao público até o dia 10 de março.

Texto: Edna Sidou- SES/PA