SES/PA – Encontro reunirá gestores de Saúde da Amazônia Legal

Reunião com arcebispo 003

Com o objetivo de adotar estratégias frente aos desafios sanitários, de financiamento e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) nos Estados da região Norte, acontecerá nesta sexta-feira (11), em Belém, o II Encontro de Gestores de Saúde da Amazônia Legal. Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) com apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o evento será uma oportunidade de se discutir os problemas da região e rearticular reivindicações, junto ao governo federal, para a melhoria de repasses à área de saúde em serviços de média e alta complexidade que se encontram ainda abaixo da média nacional. O titular da Sespa, Vitor Mateus (foto ao lado), estará presente no evento.

A primeira fase do encontro acontecerá durante a manhã, quando uma exposição dialogada dos gestores de Saúde dos nove Estados da Amazônia Legal abordará o que a organização do evento julga como eixos prioritários: atuação política institucional, fortalecimento da gestão, modelo de atenção APS, financiamentos e consórcios interfederativos.

No decorrer da tarde, painéis alusivos à gestão de saúde pública ainda serão debatidos pelos participantes na seguinte sequência: “Planificação da Atenção Primária em Saúde”, por representante do Conass; “Experiência Exitosa em Consórcios Interfederativos de Saúde”, com parecer de representante da Secretaria de Estado de Saúde do Ceará, e “Modelo APS e Consórcio Interfederativo de Saúde”, que terá a apresentação de dois gestores participantes escolhidos previamente, sob a mediação dos dois primeiros expositores.

Entre as possíveis deliberações, consta a proposta de se aprovar um cronograma para um total de quatro encontros regionais ao ano em agenda comum com os governadores dos Estados que formam a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondonia, Roraima e Tocantins. Das atividades que acontecerão no hotel Regente, em Belém, participarão aproximadamente 50 pessoas, entre profissionais do Conass, da Sespa e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Serviço: O II Encontro de Gestores de Saúde da Amazônia Legal acontecerá nesta sexta-feira, 11/03, no hotel Regente, situado na avenida governador José Malcher, 485, entre travessas Rui Barbosa e Benjamin Constant, bairro de Nazaré, em Belém.

Por: Mozart Lira