
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) iniciou, na segunda-feira (03), em Capanema, o Treinamento em Captura e Identificação de Anopheles e Elaboração dos Indicadores Entomológicos da Malária.
Organizado pela Coordenação Estadual de Entomologia, com apoio do 4º Centro Regional de Saúde, o curso é destinado aos técnicos de Entomologia dos 13 Centros Regionais de Saúde da Sespa e de alguns municípios prioritários.
Segundo a coordenadora estadual de Entomologia, Bárbara Almeida, o curso já vinha sendo idealizado há algum tempo e tem o objetivo de formar uma equipe estadual de referência para Entomologia da Malária. “O treinamento contempla o eixo Vigilância Entomológica do Plano Nacional de Eliminação da Malária, e auxiliará na composição e nas metas do Plano Estadual de Eliminação da Malária”, informou.
Os assuntos estão sendo ministrados pelos técnicos do Departamento Estadual de Controle de Endemias, Arnaldo Fayal e Antonilde Sá, e pela técnica da Coleção Entomológica de Referência do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP, Denise Cristina Sant’Ana.
Entomologia – De acordo com Bárbara Almeida, no que tange à vigilância entomológica para Anopheles, a avaliação de indicadores tem a finalidade de evidenciar o hábito do mosquito para determinação da presença de espécies com capacidade vetorial, padrões de distribuição, densidade e comportamento vetorial em áreas de vulnerabilidade socioambiental urbana e rural para a transmissão da malária. “É importante frisar que a vigilância entomológica é uma importante ferramenta no controle da malária direcionando medidas profiláticas e de controle vetorial”, finalizou.
—
Texto: Roberta Vilanova
Fotos: Divulgação