SES/PE – Microcefalia: ação agiliza diagnóstico de bebês

 

Cerca de 200 bebês notificados com suspeita de microcefalia serão atendidos, nesta sexta-feira (01/04), na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), no Recife. A ação de diagnóstico de microcefalia é promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) em parceria com a própria instituição e diversas unidades de saúde de todo o Estado.
O trabalho busca atender as crianças que foram notificadas como casos suspeitos de microcefalia, mas ainda não receberam o diagnóstico final. Assim, os bebês passarão por consultas e uma série de exames, incluindo a tomografia. Ao todo, 50 profissionais participarão da ação, entre neuropediatras, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e voluntários, que serão responsáveis por realizar atividades lúdicas, durante todo o dia.
“É importante deixar claro que, neste momento, serão atendidas as crianças que foram marcadas pelos seus municípios. Assim, não haverá demanda espontânea, já que o objetivo principal é atender as crianças que ainda não fizeram o exame”, explica o secretário estadual de Saúde, Iran Costa.
Para atingir o máximo de bebês notificados, a ação, no Recife, será realizada em duas etapas. Nos dois dias, serão atendidas as crianças dos 72 municípios que compõem a I Macrorregional. Além da marcação, os municípios também serão responsáveis pelo transporte dos pacientes. Ações semelhantes serão realizadas nos municípios de Caruaru e Petrolina.