SES/RN – Saúde reúne municípios em oficina sobre microcefalia

O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e o Centro Especializado em Reabilitação (CER), antigo CRI, serão os centros confirmadores de diagnóstico da microcefalia para a emissão do laudo circunstancial, a partir do qual as famílias de bebês microcefálicos vão poder dar entrada nos papeis para receber o benefício que será concedido pelo Governo Federal às famílias de baixa renda.

Esta foi uma das definições da oficina promovida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), esta manhã (11), no auditório Angélica Moura, da Secretaria de Estado de Educação, para tratar do Enfrentamento intersetorial da Microcefalia. O encontro reuniu cerca de 200 gestores dos municípios do RN, nas áreas de Saúde, Assistência Social e Educação.

As demais questões inerentes à Portaria Interministerial no 405, que institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Estratégia de Ação Rápida para o Fortalecimento da Atenção à Saúde e da Proteção Social de Crianças com Microcefalia foram debatidas.

Os gestores também trataram de assuntos como os fluxos assistenciais, envolvendo o diagnóstico e acompanhamento das crianças e foram orientados sobre como reforçar as ações de mobilização intersetorial nos territórios para o combate ao aedes aegyptae, vetor transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus.

A coordenadora de Promoção à Saúde (CPS) da Sesap, Cláudia Frederico, foi enfática em ressaltar a necessidade das notificações por parte dos municípios. Uma das participantes, a Supervisora Territorial do município de São Gonçalo do Amarante, Déborah Paiva, afirmou que as unidades de saúde estão se adaptando ao aumento de casos da microcefalia. “Estamos orientando as unidades para que façam uma busca ativa de casos, desde gestantes, até aqueles diagnósticos de bebês já confirmados. Para a partir daí iniciarmos o acompanhamento específico de mães e crianças”, afirmou.

Assessoria de Comunicação – ASCOM