SES/RN – Sesap constrói agenda de discussões sobre ensino e serviços de saúde

A Subcoordenadoria de Capacitação (Suca) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reuniu, na manhã desta sexta-feira (01), representantes dos Núcleos de Educação Permanente (NEP’s) dos hospitais estaduais que recebem programas de estágio de instituições de ensino conveniadas.

O encontro acontece semanalmente no edifício sede da Sesap, e tem o objetivo de reforçar a construção da relação ensino-serviço no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse sentido a Sesap, através da Suca, possui uma agenda de atualização das normas e regulamentação do artigo 200 da Constituição Federal, que afirma ser competência do SUS “ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde”.

Segundo a subcoordenadora da Suca, Francisca Valda, essa agenda está no âmbito da discussão com todas as coordenadorias da Sesap, Núcleos de Educação Permanente dos hospitais e Centro de Formação de Pessoal para Serviços de Saúde, o Cefope.  “O SUS tem uma competência institucional de ordenar a formação de recursos humanos, daí nossa visão de enxergar as unidades de saúde como salas de aula prática, onde estão sendo formados profissionais que daqui alguns anos estarão oferecendo serviços à população”.

Para ela, os programas de estágios representam um ganho para alunos, instituições de ensino e para as próprias unidades de saúde. “Os estudantes participam da prestação de serviço, atuam na assistência à população durante aquele período da sua formação”.

A Sesap tem convênios com instituições de ensino públicas e privadas em programas de estágio no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, Deoclécio Marques de Lucena (em Parnamirm), Ruy Pereira, Santa Catarina e Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes. Os estudantes atuam nas áreas de medicina, enfermagem, fisioterapia, psicologia, serviço social, enfermagem, nutrição e direito.