SES/RO – Força-tarefa do Governo de Rondônia realiza mutirão de cirurgias para atender população de Jaru e região

Cerca de 30 cirurgias, de diversas especialidades, serão realizadas durante o mutirão de cirurgias que começa nesta quinta-feira (24), em Jaru. Os procedimentos fazem parte da terceira etapa do programa de reorganização do sistema de Saúde do município, iniciado pelo governo de Rondônia em outubro do ano passado. Para essa etapa, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) está disponibilizando um anestesista.

No ano passado, foi realizada uma visita técnica que avaliou o serviço de cirurgias e atendimentos de urgência e emergência oferecidos através do Sistema Único de Saúde (SUS) pela prefeitura de Jaru. Os trabalhos foram realizados nas dependências do Hospital Municipal.

Foram avaliados ainda os serviços da Atenção Básica e a situação dos processos de contratação de serviços e aplicação de recursos próprios e oriundos de repasses de verbas do Ministério da Saúde (MS).

De acordo com Diana Pereira de Souza, que integra a força-tarefa do Estado, foi realizado um diagnóstico apontando os principais problemas detectados e a necessidade de saúde da população de Jaru. Dentre eles, a existência de uma lista de cirurgias eletivas pendentes e a necessidade de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos hospitalares.

Segundo o secretário adjunto da Saúde, Luis Eduardo Maiorquin, que participa da abertura dos trabalhos, em janeiro deste ano, foi realizada uma audiência pública no Município de Jaru. Durante os debates, foi pactuado que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) assumiria o compromisso de realizar uma força-tarefa visando colaborar tecnicamente na minimização desses problemas. Na conclusão, ficou definida para governo e município uma lista de responsabilidades.

Segundo Diana Pereira de Souza, durante essas etapas foram realizadas diversas atividades pela equipe técnica da Sesau: reforma da estrutura física visando à reabertura de duas salas de cirurgia, enfermarias cirúrgicas com 10 leitos e clínica pediátrica com 12 leitos, redimensionamento de leitos, manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos hospitalares e reorganização dos setores e montagem dos carros de emergência e de anestesia do centro cirúrgico e da sala vermelha. Foram doados, ainda, pelo governo colchões e tecidos para a confecção de rouparia e lençóis.

Texto: Zacarias Pena Verde

Fotos: Ítalo Ricardo

Secom – Governo de Rondônia