SES/RS – Saúde do Estado terá ações do Dia D contra o Aedes no Centro e shoppings de POA

Ações ocorrem no Largo Glênio Peres e centros comerciais Ações ocorrem no Largo Glênio Peres e centros comerciais

O Dia D de mobilização contra o Aedes aegypti, neste sábado (13), terá atividades especiais promovidas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Na capital, as ações serão realizadas no Largo Glênio Peres, onde haverá distribuição de materiais informativos durante todo o dia. Também serão feitas intervenções pela manhã em shoppings centers de Porto Alegre com bonecos caracterizados como o inseto, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

O secretário João Gabbardo dos Reis afirmou que os 497 municípios do RS vão promover ações de conscientização para evitar a proliferação do mosquito. A expectativa é mobilizar cerca de 60 mil civis e militares no estado para o trabalho de eliminação de locais com água parada, onde o inseto se reproduz.

Entre as medidas recomendadas está o envolvimento da comunidade auxiliando o trabalho e recebendo em suas residências os agentes que farão a vistoria dos locais e distribuirão materiais informativos sobre o mosquito e as doenças transmitidas pelo vetor. Segundo os dados da Vigilância Ambiental, 75% dos focos de mosquitos estão localizados em residências ou ambientes domésticos. A Secretaria da Saúde também solicitou aos municípios que coloquem à disposição maquinários e equipamentos, como veículos, caminhões e tratores, para a limpeza de áreas públicas e outros locais de acúmulo de lixo.

Cuidados para evitar o acúmulo de água, onde o mosquito pode se reproduzir:

– Fechar caixas d’água, tonéis e latões

– Limpar com escova os bebedouros de animais

– Guardar garrafas vazias com o gargalo para baixo

– Guardar pneus velhos sob abrigos

– Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises

– Não acumular água nos vasos de plantas, substituindo por areia

– Colocar embalagens de vidro, lata e plástico em lixeiras fechadas

– Manter a piscina tratada

– Verificar se os ralos estão desentupidos e, se não estiver usando, deixar fechados ou com telas

– Observar a bandeja externa de água na parte de trás da geladeira.