SES/SE – Samu 192 Sergipe recebe mais três novas ambulâncias com padrão internacional

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) ganhará mais um importante reforço que fortalecerá, ainda mais, a qualidade aos atendimentos pré-hospitalares no Estado. A população sergipana será contemplada com mais três ambulâncias doadas pelo Ministério da Saúde (MS), que se somarão às outras três que chegaram no mês de agosto para operacionalizar ainda mais o serviço, observado atentamente pelas gestões da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), que gerencia o Samu 192 Sergipe.

Uma delas será entregue nesta sexta-feira, 09, em Itabaiana, destinada à base descentralizada. Trata-se de uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que substituirá a atual USA.  Mais alongada, a ambulância tem uma maior facilidade de acesso ao paciente, bem como uma maior disponibilidade dos dispositivos assistenciais. Entre os equipamentos dispostos estão: monitor multiparamétrico, desfibrilador elétrico, bomba de infusão, ventiladores artificiais fixo e de transporte, oximetro de pulso, dentre outros.

Para a superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça, a expectativa para chegada dessas novas ambulâncias cumprirá os indicadores de otimização do tempo resposta, e caracteriza-se como um forte avanço na assistência pré-hospitalar em Sergipe, que é reconhecido como o melhor do Brasil.  

“Será feita a substituição das novas ambulâncias àquelas que estão com vida útil expirada. Essas aquisições representam uma conquista dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, bem como das equipes de suporte básico e avançado de vida. Sem dúvida, representa um novo ciclo de substituição da frota, na melhoria da reestruturação dos processos e etapas da regulação médica, qualificando a assistência ao usuário”, destaca a superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça.

Com a finalidade de dinamizar o serviço e diminuir ainda mais o tempo resposta, as novas ambulâncias contarão com o auxílio de aparelhos de tecnologia GPS. “São ambulâncias com alto padrão de modernidade e robustez. Os aparelhos apontam com o máximo de precisão o local onde acontece a ocorrência a partir de informações colocadas no navegador. O nosso intuito é servir à população sempre visando a garantia do bem-estar do paciente”, destacou a superintendente do Samu 192 Sergipe.

Ainda de acordo com Conceição Mendonça, “nosso foco é elevar cada vez mais a qualidade do serviço prezando sempre pela assistência equânime, de qualidade, garantindo a universalidade e integralidade no atendimento às urgências clínicas, traumáticas, obstétricas, ginecológicas, pediátrica e as relacionadas a causas externas para o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, As equipes também terão um ganho com novas ambulâncias, pois permitirá melhores condições de trabalho”.

O Samu 192 Sergipe dispõe, atualmente, de uma frota composta por 59 ambulâncias, sendo que 16 Unidades de Suporte Avançado (USAs) e 43 Unidades de Suporte Básico (USBs).

“As viaturas estão distribuídas em todo estado em um modelo geocêntrico, com cobertura aos 75 municípios do estado, com uma Central de Regulação das Urgências, que identifica a necessidade do paciente a garantindo o acesso as portas dos hospitais de urgência da Rede. A medida tem como foco o atendimento seguro, rápido e eficaz ao paciente. Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde, através da Fundação Hospitalar de Saúde, vem realizando a recuperação das bases descentralizadas do Samu”, pontua José Sobral, secretário de Estado da Saúde.

“Os deslocamentos ocorrem a de acordo com os locais das ocorrências como forma de garantir uma melhor cobertura, e claro, melhor tempo resposta para os atendimentos”, enfatiza Conceição Mendonça.

Fortalecimento

No mês de agosto foram entregues três ambulâncias ao estado de Sergipe. Este mês estão sendo entregues mais três e a previsão é que até o mês de dezembro o Ministério da Saúde libere novas ambulâncias. A medida tem como finalidade o fortalecimento da componente pré-hospitalar móvel em Sergipe, inserido na Política Nacional de Atenção às Urgências.