Sete Lagoas efetiva política farmacêutica do Estado e inaugura nova sede de distribuição de medicamentos
Com o intuito de tornar mais ágil o acesso aos medicamentos gratuitos, ofertados à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foi inaugurada, em 28 de agosto, a nova sede da assistência farmacêutica do município de Sete Lagoas. Na mesma unidade, a população da cidade poderá ser atendida nos serviços da farmácia distrital, do atendimento clínico para receber orientações sobre serviços farmacêuticos municipais, dos componentes especializados distribuídos pelo Governo do Estado de Minas Gerais e dos medicamentos doados por meio do programa “Farmácia Solidária”.
A inauguração da nova sede é parte da adesão do município de Sete Lagoas a Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (PDCEAF) do Governo do Estado de Minas Gerais. A partir de outubro, toda a população de Sete Lagoas poderá receber os remédios que integram a lista dos componentes especializados diretamente da gestão municipal, com todo o processo acompanhado pela Superintendência Regional de Saúde de Minas Gerais.
“Esse novo espaço que oferta uma integração entre município e Estado é a efetivação do fortalecimento da assistência farmacêutica do SUS como um todo. Com a unidade municipal funcionando com todos esses serviços e amparada pelo Estado, a criação de um vínculo mais humanizado entre farmacêutico e paciente é ampliada”, defende o superintendente Regional de Saúde de Sete Lagoas, Fabrício Júnior Alves Teixeira.
A expansão da unidade para esse novo local teve como objetivo facilitar a vida dos usuários da farmácia que antes precisavam se deslocar a mais de um endereço da cidade para receber medicamentos diferentes. O novo endereço também fica a cerca de 500 m do Terminal Urbano da cidade, por onde passam os ônibus do transporte público municipal, ou sete minutos de caminhada.
O secretário municipal de Saúde de Sete Lagoas, Marcelo Fernandes, explicou que a escolha do local foi estratégica. “Esse imóvel foi buscado para garantir um acesso melhor e mais próximo para a população de Sete Lagoas à farmácia. Mas também um espaço que garantisse mais conforto para os servidores municipais trabalharem e para a população ser atendida”, explicou Fernandes.
Além dos medicamentos dos componentes especializados distribuídos pelo Governo do Estado de Minas Gerais, a nova farmácia realizará a distribuição de cerca de 180 medicamentos básicos, segundo a política nacional Os usuários também poderão utilizar os medicamentos do programa “Farmácia Solidária”, que são remédios não utilizados pela população, que estejam em condições de serem utilizados e são doados para a prefeitura. No programa municipal, eles são analisados tecnicamente e transferidos a quem não tem condições de adquirir aquele medicamento.
A nova sede da farmácia municipal de Sete Lagoas permite o atendimento de 27 pessoas por horário e funciona na Rua Coronel Randolfo Simões, 331, bairro Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
—
Por Nayara Souza