SGTES premiará ganhadores do projeto “Prêmio INOVASUS”

A SGTES promove, nos dias 28 e 29 de fevereiro, em Brasília, o II Encontro Nacional dos Gestores do Trabalho em Saúde. Durante o evento, será realizada também a solenidade de premiação – Prêmio INOVASUS – valorização de boas práticas e inovação na gestão do trabalho na saúde.

O INOVASUS foi o primeiro prêmio de Inovação na gestão do trabalho na saúde. O objetivo era identificar e reconhecer as inovações na gestão do trabalho que vem sendo desenvolvidas pelo país. Foram apresentadas 262 iniciativas de todo o país: Estados, capitais, municípios de pequeno e médio porte, com o objetivo de buscar melhoria das condições de trabalho e a valorização dos trabalhadores do SUS.

Os resultados superaram expectativas: alto número de inscrições de todas as regiões do país, experiências de grande relevância que demonstraram interesse dos gestores das três esferas pelo tema.

Ao todos, serão premiadas 20 iniciativas. A solenidade acontecerá às 18h30, com jantar de comemoração após as premiações.

II Encontro Nacional dos Gestores do Trabalho em Saúde

O II Encontro Nacional dos Gestores do Trabalho em Saúde, nos dias 28 e 29 de fevereiro, em Brasília, pretende avaliar as ações de 2011, planejar as ações de 2012 e democratizar as relações de trabalho e valorização dos trabalhadores do SUS.

O evento vai reunir técnicos do DEGERTS/SGTES, coordenadores do PROGESUS nos estados, coordenadores estaduais de recursos humanos das secretarias de Estado da Saúde e representante nacional do CONASS e CONASEMS para avaliarem as ações de gestão, regulação e negociação do trabalho em saúde.

O encontro pretende apresentar e discutir a proposta de reestruturação do PROGESUS, programa que desenvolve ações conjuntas entre os entes federados para o fortalecimento e modernização das estruturas de gestão do trabalho e da educação no SUS.

Além disso, os participantes devem aprofundar discussão sobre as estratégias de atuação da gestão do trabalho em nível regional à luz do Decreto 7508/201, que dispõe sobre a organização do SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa; construir propostas para maior articulação entre a gestão do trabalho e a gestão da educação e; debater ações para ampliação dos espaços de negociação no SUS.

“O objetivo do encontro é fazer uma avaliação de 2011 e pactuar as responsabilidades para 2012 junto às três esferas. Começar a fazer com que os estados e munícipios tenham uma compreensão maior da importância da agenda de gestão do trabalho e articulação com a gestão da educação”, ressalta Ana Paula Cerca, Coordenadora-Geral de Gestão do Trabalho

Natalia R. Pinheiro
Jornalista / Núcleo de Comunicação
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Ministério da Saúde
Esplanada dos Ministérios Bloco G – Edifício Sede – sala 739
Brasília – DF CEP 70058-900
Telefone: 61 3315 2993