Síndromes Gripais e Síndrome Respiratória Aguda Grave são temas de reunião conjunta de Câmaras Técnicas do Conass

Profissionais das Secretarias Estaduais de Saúde reuniram-se ontem (15), para a reunião conjunta das Câmaras Técnicas de Epidemiologia e de Laboratórios de Saúde Pública do Conass, para debater a Vigilância Integrada das Síndromes Gripais e Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG.

“O motivo dessa reunião, em que o foco são as síndromes gripais, surgiu a pedido dos secretários estaduais diante das demandas recebidas sobre os vários tipos de vírus no país e para pensarmos em um calendário sazonal da vacinação contra influenza”, disse Nereu Henrique Mansano, assessor técnico do Conass e coordenador da Câmara Técnica de Epidemiologia.

De acordo com Nereu, existe uma necessidade de se fortalecer e integrar as ações de vigilância epidemiológica e laboratorial das doenças respiratórias agudas, ampliando as unidades sentinela e a vigilância universal dos casos de SRAG. “Será importante também aprimorar o envio de amostras para os laboratórios de referência, com vistas às análises que subsidiam a definição da composição da vacina contra a influenza, considerando ainda a necessidade de revisão do calendário de vacinação, tendo em vista as diferenças de sazonalidade nas diferentes regiões do país”, disse ele.

Nereu falou da importância das redes dos Lacen’s estaduais e os 3 laboratórios de referência do Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Instituto Evandro Chagas do Ministério da Saúde e Laboratório de Vírus Respiratórios da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz.

Maria Cecilia, assessora técnica do Conass e coordenadora da Câmara Técnica de Laboratórios de Saúde Pública falou sobre a importância da recente criação desse espaço de discussão. “É uma câmara técnica nova, na qual estamos iniciando com o intuito de conversar, entender e superar as dificuldades. Aqui vamos poder analisar e contribuir com soluções para os principais temas relacionados às atividades inerentes ao Lacen”.

A reunião contou com a contribuição nas apresentações e debates de convidados da Coordenação-Geral de Vigilância das Síndromes Gripais (CGGRIPE) e da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, do Laboratório de Referência de Vírus Respiratórios da Fiocruz. Participaram também das discussões como convidados representantes dos Conselhos Estaduais de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000