Sociedade Brasileira de Hansenologia promove curso de especialização para médicos do MT

SBH e Secretaria de Saúde do Estado MT assinam convênio (Foto: divulgação)

São 20 vagas distribuídas entre as 16 Regionais de Saúde do estado, com titulação em hansenólogo para atuar na prevenção, diagnóstico e reabilitação da Hanseníase

A Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) firmou parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso (SES-MT) para oferecer a médicos atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado o Curso de Especialização em Hansenologia.

Serão ofertadas 20 vagas, a serem distribuídas entre as 16 Regionais de Saúde da secretaria. A certificação será pela Escola de Saúde Pública (ESP-MT) e pela SBH, que firmaram um Termo de Cooperação Técnica. A prova de título para a obtenção da titulação de hansenólogo é feita pela SBH, e o certificado de área de atuação em Hansenologia é emitido pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Para o presidente da SBH, dermatologista Cláudio Salgado, “a parceria vai permitir não apenas ampliar o número de hansenologistas e de diagnósticos da doença no Brasil, mas reforçar o quadro de especialistas para enfrentar a endemia oculta de hanseníase”. Segundo ele, não é possível chegar ao controle da doença em poucos anos e sem profissionais capacitados. “Por isso, esperamos ampliar as parcerias e desenvolver ações em conjunto com as secretarias e Ministério da Saúde para que o Brasil, que já é o país que mais diagnostica a hanseníase, consiga dar passos firmes pra controlar esta doença como problema de saúde pública”, finaliza.

A medida é importante para o Estado de Mato Grosso, considerado hiperendêmico para a hanseníase, ocupando a 1ª posição no país em número de casos. Já o Brasil é o 2º país com mais casos da doença – a Índia é o primeiro.

De acordo com a matriz de especialistas em Hansenologia da SBH, somente no Mato Grosso são necessários de 30 a 60 médicos com essa formação acadêmica para atuar no diagnóstico e reabilitação da hanseníase no Estado.

A previsão é que o edital sobre o curso e a data de inscrição seja divulgado em maio.

Fonte: SBH