Solenidade na Câmara dos Deputados marca os 25 anos do Conasems

A Câmara realizou nesta segunda-feira (10), sessão solene em homenagem aos 25 anos do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems, solicitada pela deputada federal Cida Borghetti – PP/PR. A instituição surgiu em 1988 com o objetivo de auxiliar na busca de politicas públicas e eficiência dos municípios brasileiros e oferecer saúde com qualidade para todos os cidadãos.

Para o representante do CONASS, secretário de Estado da Saúde do Distrito Federal, Rafael Barbosa, os avanços obtidos na gestão municipal, além do compromisso dos gestores locais, contam com a orientação do Conasems, que prima pelo fortalecimento dos sistemas locais de saúde. “É preciso enaltecer todos que construíram essa história. É preciso reiterar a importância da entidade para consolidação do SUS”, disse.

Segundo o secretário, na articulação tripartite (Ministério da Saúde, CONASS e Conasems), a instituição tem desempenhado seu papel de forma estratégica e comprometida com os princípios do Sistema Único de Saúde.

O presidente do Conasems, Antônio Carlos Figueiredo Nardi, ressaltou que é preciso lembrar de  todos que fizeram história na entidade. Além disso, parabenizou todos os presidentes dos Cosems pelos esforços feitos para o aperfeiçoamento do SUS. “Agradeço a todos que, com sua missão, procuram desenvolver um sistema de saúde melhor e mais forte”, disse.  Nardi falou ainda que é preciso mobilizar os governantes, conselheiros de saúde e a sociedade brasileira na defesa da Saúde Pública. “Precisamos de mais recursos para saúde, pois subfinanciamento, é hoje, um dos maiores desafios da saúde pública brasileira”.

O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde – SAS/MS,  Helvécio Miranda, falou da importância dos municípios e o SUS avançarem juntos. “Os municípios são fundamentais para o crescimento do sistema e para ao avanço dos programas sociais”, disse. Miranda reforçou que a luta por mais financiamento para o SUS deve ser mantida pelos gestores e ressaltou o papel importante da Câmara dos Deputados, mencionando a criação da Comissão Especial criada para discutir o financiamento da saúde pública.

A cerimônia contou também com as presenças da deputada Cida Borghetti – PP/PR, do representante da Opas, Joaquim Molina, do deputado Darcísio Perondi, do secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde , Odorico Monteiro, além de parlamentares e secretários municipais.

Ascom/CONASS

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados