Secretário de saúde reúne áreas estratégicas

Kelly Barros – ASCOM/RN

O Secretário de Estado da Saúde Pública, Luis Roberto Fonseca, e o Secretário Adjunto, Marcelo Bessa, reuniram nesta segunda feira (25), os Coordenadores e Subcoordenadores de áreas estratégicas da SESAP.

Na ocasião, Luiz Roberto falou sobre a importância de cada área para a celeridade dos processos de trabalho e a melhoria da assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), desde os serviços mais simples até os da alta complexidade. “O momento é de muita doação para todos nós. Na Saúde, não dá mais para esperar”, afirmou o secretário.

Entre os vários assuntos abordados, o principal levantado por todas as áreas foi a gestão das unidades hospitalares. A necessidade de uma mudança para um modelo que tenha como prioridades o acolhimento e a classificação de risco dos pacientes será de grande relevância para a adequação dessas unidades.

A exemplo do Hospital Walfredo Gurgel, que iniciou, em janeiro deste ano, um processo de mudança na gestão, com o Programa SOS Emergências, outras unidades hospitalares também terão a implantação de Núcleos de Acesso e Qualidade, para apoiar e orientar medidas que visam à melhoria da gestão e da qualidade assistencial.

De acordo com o Secretário Adjunto, Marcelo Bessa, também é prioridade o diálogo com as coordenadorias e as chefias imediatas para um acompanhamento dessas ações, porém a valorização dos profissionais estará atrelada.

Na gestão Tripartite, elaborar, pactuar e promover a Política da Promoção à Saúde consiste num processo dividido entre os entes federativos. Para isso, a regionalização é fundamental na gestão da SESAP.

Segundo a Coordenadora de Planejamento, Terezinha Rêgo, organizar a Programação Pactuada e Integrada (PPI) é um desafio para garantir o acesso dos serviços de atenção especializada. “Estaremos entregando a PPI revisada até o mês de maio”, destacou a Coordenadora.

As reuniões das áreas estratégicas da SESAP serão realizadas a cada quinze dias, para planejamento e discussões das ações da Saúde Pública.

Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN