Summit Saúde & Bem-estar: sustentabilidade no sistema de saúde

O Estadão Summit Saúde & Bem-estar 2022, que acontece de forma online e gratuita, continuou na quinta-feira (20) com o debate de como enfrentar os desafios gerados pela pandemia de covid-19 para transformar o sistema de saúde em direção à sustentabilidade.

A primeira questão levantada foi o acesso do cidadão aos diferentes serviços e não somente aqueles destinados a cuidar das doenças. “As atividades extras do setor de saúde, como a Semana de Segurança Nutricional, não fazem parte dos modelos de saúde, mas fazem a diferença para quem quer ser saudável”, avaliou a médica e pesquisadora na área de gestão em saúde e coordenadora do FGV Saúde, Ana Maria Malik.

Saúde e bem-estar têm de ser pensados dentro dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) para todas as idades, com educação de qualidade para todos. Nas escolas, por exemplo, os estudantes permanecem sentados a maior parte do tempo. “A criança é extremamente ativa e trabalhamos pouco a questão da atividade física”, assinalou o presidente do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), Flávio Clemente Deulefeu.

Parceria público-privada no sistema de saúde

O Brasil precisa investir mais no sistema de saúde, como outros países em desenvolvimento do mundo. “É necessário repensar as óticas de regulação de acesso, pois as estruturas regulatórias são ineficazes e obsoletas”, afirma o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), Nésio Fernandes de Medeiros Júnior.

As parcerias público-privadas são fundamentais para enfrentar crises, inclusive iniquidades sociais e características regionais. “A pandemia deixou claro que nós temos um Sistema Único de Saúde (SUS) e, portanto, todos têm um papel efetivo na execução desses serviços”, disse a diretora-executiva de Responsabilidade Social, Ana Paula Pinho.

Um exemplo é a gestão do Hospital Israelita Albert Einstein, com mais de 20 anos de parceria com o SUS. Além do atendimento de urgências, emergências, cirurgias eletivas e assistência ao parto, a unidade atua em 31 unidades de atendimento básico. “Cada vez mais atuamos para transformar o sistema de saúde do Brasil, tornando-o mais acessível e mais inclusivo”, relata o diretor do Hospital Municipal M’Boi Mirim, Leonardo Rolim Ferraz.

Fonte: Estadão Summit Saúde & Bem-estar 2022