
O diálogo entre a equipe da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES), conduzido pelo secretário Felipe Proenço, e os técnicos das secretarias estaduais de saúde (SES), foi destaque na reunião da Câmara Técnica do Conass de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CTGTES) realizada nos dias 15 e 16, em Brasília.
Fernando Cupertino, coordenador técnico adjunto do Conselho, participou da abertura do encontro e observou a relevância das câmaras técnicas para a tomada de decisão do colegiado dos gestores estaduais. “As decisões do Conass são pautadas pelos apontamentos que as SES fazem nessas reuniões e esta em especial, é muito importante porque trabalha com a gestão do trabalho e a educação na saúde, vertentes complementares e fundamentais para o nosso sistema”, observou.
Dentre os demais pontos da pauta também teve destaque a apresentação do Projeto de Fortalecimento da Educação Profissional no Sistema Único de Saúde (SUS), tema considerado fundamental para as escolas estaduais de saúde pública na educação profissional, conforme afirmou o assessor técnico do Conass e coordenador da CTGTES, Haroldo Pontes e a apresentação dos projetos do Programa de Desenvolvimento Institucional do Conass (Proadi-SUS).
Alinhamento SES e SGTES
Acompanhado da sua equipe, Felipe Proenço, apresentou as prioridades de atuação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde Em contrapartida, os técnicos das secretarias estaduais de saúde expuseram as suas demandas.
A Câmara Técnica e a SGTES alinharam trabalhar em conjunto em torno dos temas apontados com cooperação e sintonia.
Projeto de Fortalecimento da Educação Profissional no Sistema Único de Saúde (SUS)
Para apresentar o projeto Fortalecimento da Educação Profissional Técnica em Saúde no SUS, Haroldo convidou a coordenadora do projeto, Grácia Gondim. “Eu trouxe esse assunto para que os técnicos das escolas estaduais de saúde pública consigam cada vez mais ampliar e qualificar as suas dinâmicas de trabalho, fortalecendo essa linha de debate”, comentou.
Gondin começou sua apresentação ressaltando a relevância de fortalecer a autonomia técnica das escolas e explicou que o projeto surgiu com a finalidade de dar suporte e criar uma proposta de especialização para os preceptores do programa Mais Saúde com a Gente. “ A iniciativa começou com dois pilares fundamentais: um pilar voltado à organização das Redes de Atenção à Saúde, visando um cuidado oportuno, de qualidade para as populações de territórios; e um pilar técnico-operacional, que visa capacitar as instituições públicas de ensino da saúde das esferas locorregionais”, detalhou.
Ela explicou que os cursos fortalecem o SUS nos estados e nos municípios ao qualificar profissionais dos sistemas locais de saúde. “Essa dimensão se alinha aos pilares de organização das Redes de Atenção à Saúde para oferecer cuidado oportuno e de qualidade em territórios singulares, e visa dar maior robustez e autonomia às instituições públicas de ensino da saúde das esferas locorregionais para formularem propostas educacionais baseadas nas necessidades de saúde locais”, comentou.
Gondin também destacou a importância de que as Escolas de Saúde atuem na construção de uma Rede de Educadores para o sistema de saúde, com alcance em todas as regiões do País e com robustez científica, técnica e operacional. “Essa rede será fundamental para formular e coordenar um processo formativo direcionado aos trabalhadores da saúde, impulsionando a educação profissional”, disse.
Ao final, a coordenadora falou dos desafios do Projeto e dos resultados esperados, como a ampliação dos processos de Educação Permanente em Saúde nos estados e municípios e a expansão da autonomia das Escolas de Saúde.
Projetos ProadiSUS
A apresentação dos projetos do Programa de Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) foi feita pelo coordenador de Desenvolvimento Institucional do Conass, René Santos, que destacou aqueles que foram demandados, pelas secretarias estaduais de saúde, ao Conass.
O Proadi é um programa do Ministério da Saúde que visa fortalecer o SUS através de parcerias estratégicas com hospitais filantrópicos de excelência no Brasil, que desenvolvem projetos que contribuem para a melhoria do sistema, incluindo capacitação de recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.
—
Assessoria de Comunicação do Conass