Tem início a 17ª Conferência Nacional de Saúde

 

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, foi realizada na noite de domingo (02), a cerimônia de abertura da 17ª Conferência Nacional de Saúde, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

A mesa de abertura contou com a participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade; do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto; da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara; da ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves; da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; do presidente do Conasems, Wilames Freire; do presidente do Conass, Fábio Baccheretti Vitor; do secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso; do diretor da OPAS/OMS, Jarbas Barbosa; do secretário executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa; da deputada federal, Erika Kokay; da deputada federal, Jandira Feghali e do senador, Humberto Costa.

 

Em sua fala, Fábio Baccheretti Vitor, presidente do Conass, cumprimentou a ministra da Saúde, Nísia Trindade e o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto. Parabenizou os conselheiros municipais e estaduais de saúde, responsáveis pelas etapas preparatórias da Conferência. “Trouxemos hoje aqui as diretrizes que vieram das conferências regionais e aqui estamos nós com uma grande responsabilidade. Certamente iremos sair dessa conferência com novas diretrizes que vão nos guiar no caminho de um SUS cada vez mais fortalecido”, enfatizou.

A 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho, em Brasília, com a previsão de participação de mais de 6 mil pessoas. O objetivo da Conferência é reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir a saúde como direito humano, o acesso universal à saúde e a equidade.

O resultado dos debates será sistematizado em um documento que será construído ao longo dos quatro dias do evento. Esse documento vai subsidiar a elaboração do Plano Plurianual 2024-2027 e do Plano Nacional de Saúde.

Estande Conass

O Conass tem um estande no evento e nele, além da distribuição de alguns dos nossos livros, é possível assinar uma moção de repúdio à PEC 10/22 que altera o art. 199 da Constituição Federal para dispor sobre as condições e os requisitos para a coleta e o processamento de plasma humano.

 

 

 

 

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000