Terapia com cães ajudará crianças internadas no Hmib

BRASÍLIA (26/1/2018)  Crianças internadas no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) terão a oportunidade de interagir com cães treinados neste sábado (27), a partir das 9h30, por meio do projeto Pet Amiguinho.

Foto: Matheus Oliveira

A iniciativa faz parte do tratamento e pretende trazer benefícios como melhorar a autoestima dos pacientes e a interação social, além de diminuir a percepção de dor, ansiedade e depressão. A evolução do quadro clínico de cada criança será documentada pelos profissionais de saúde envolvidos na ação.

“O projeto é uma Terapia Assistida por Animais [TAA], e a partir dela pretendemos promover uma ressignificação da internação hospitalar, trazendo uma melhora na ambiência do hospital para os pacientes, além de uma adesão maior ao tratamento”, afirmou a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Moema Silva Campos.

Premiado na I Mostra de Experiências Inovadoras do SUS-DF, o projeto tem a participação de voluntários da Organização Não Governamental (ONG) Pet Amigo. Eles promoverão visitas quinzenais ao Hmib, aos sábados, com os chamados cães terapeutas – selecionados com base em características como sociabilidade, docilidade e reatividade a pessoas e outros animais.

“Estudos comprovam que a interação com cães terapeutas trazem vários benefícios aos pacientes. Esse trabalho já é feito no Hospital de Apoio com adultos e em asilos particulares e públicos há quase um ano, e fizemos essa parceria agora com o Hmib”, explicou a presidente da Pet Amigo, Nayara Brea.

Vacinados, vermifugados e em boas condições de saúde, os cães terapeutas que estarão no Hmib são das raças: dachshund (conhecidos como cachorro salsicha), schnauzer miniatura, shih-tzu, golden retriever e vira-lata.

Fonte: SES/DF