Conass participa do Encontro Nacional sobre Trabalho e Educação na Saúde do SUS

Foto: SGTES/MS

Brasília – Com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade e de todos os integrantes das secretarias estaduais de saúde que compõem a Câmara Técnica do Conass de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CTGTES), teve início ontem (21), o Encontro Nacional sobre Trabalho e Educação na Saúde do SUS.

Na abertura do encontro a secretária de Estado da Saúde de Roraima, Cecília Smith Lorenzon, observou que muitas vezes o esforço dos gestores para a qualificação dos profissionais não é suficiente o bastante e, por isso, a união de estados, municípios e Ministério da Saúde é fundamental para a realização de ações que promovam o fortalecimento da gestão do trabalho e da educação na saúde.

Ela enfatizou que muitas entidades já têm se empenhado para realizar avanços e citou a iniciativa do Conass que, recentemente lançou a Rede Colaborativa de Escolas de Saúde Pública (Rede Coesp), um trabalho desenvolvido coletivamente entre o Conselho e escolas de saúde de todo país a fim de trocar experiências e apoio mútuo, além de incentivar a implementação nos estados que ainda não possuem escolas. “Colocamos a Rede Coesp à disposição do Ministério da Saúde e demais parceiros para auxiliar no desenvolvimento de estratégias que levem ao fortalecimento deste setor tão importante para o SUS”, disse.

Para o assessor técnico do Conass e coordenador da CTGTES, Haroldo Pontes, a participação de todas as secretarias estaduais de saúde é importante, pois a iniciativa representa a retomada de trabalhos e o início de um planejamento integrado de ações para o fortalecimento da área.

Também participam do encontro, o secretário de Estado da Saúde de Rondônia, Jefferson Ribeiro da Rocha, gestores municipais, representantes dos Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), organizações sindicais, conselhos de saúde e instituições parceiras.

O evento acontece até quinta-feira (23) com a apresentação de estratégias que possam contribuir para a melhoria e qualificação das ações da SGTES, com o propósito de propor políticas, programas e projetos sustentáveis, que impactem sobre a organização e efetivação do trabalho em saúde nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000