Timon recebe mais uma tutoria de planificação para melhorar prestação de serviços de saúde no município

Nesta semana, gestores da Secretaria Municipal de Saúde receberam representantes do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para mais um encontro do Planifica SUS.

No auditório da Fundação Cidadania, foi realizado o encontro presencial de Tutoria de Planificação de Atenção à Saúde, com a participação de tutores e suplentes da Planificação do município, das coordenações de Atenção Primária, de Planificação, supervisores, coordenadora da Equipe Multidisciplinar e a responsável Técnica de Notificação de óbitos Materno e Infantil.

Francymara Rodrigues, coordenadora do processo de Planificação no município, explica que o Planifica SUS organiza serviços que já são oferecidos pela rede de saúde municipal. As oficinas fortalecem, sobretudo, a Atenção Primária, pois trata de um processo colaborativo de planejamento estratégico e melhoria contínua envolvendo todos os trabalhadores e beneficiando o usuário.

“O objetivo da planificação no município de Timon é organizar o processo de trabalho na Atenção Primária e junto com atenção especializada CAEMI- Centro de Atenção Especializada Materno Infantil organizar a rede de serviços prestados no município”, explica Francymara.

Além do encontro realizado na Fundação Cidadania, na última segunda-feira (30), no auditório da Coordenação de Atenção Primária, as facilitadoras da Beneficência Portuguesa e CONASS, e gestores do município se reuniram com tutoras da Regional de Saúde do Estado, Vigilância Epidemiológica, coordenação de vacinas ,coordenadora do CAEMI, supervisor da saúde bucal e coordenadora do centro do idoso.

“Estamos dando continuidade, em 2023, à Planificação. As oficinas são um momento de troca entre as equipes, onde se é discutido como otimizar os processos de trabalho para que o usuário do SUS tenha o melhor serviço. Tanto nossa rede de Atenção Primária, como a especializada, por meio o CAEMI, estamos constantemente recebendo tutorias do Hospital Beneficência Portuguesa, de São Paulo e o CONASS, e assim capacitamos mais ainda nossos gestores”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Márcio Sá.

Em reunião realizada hoje na Unidade Regional de Saúde, Ademilde Andrade, consultora da Planificação da Atenção à Saúde da Beneficência Portuguesa, ressalta que o processo da planificação em Timon ocorre desde 2017.

“O diferencial é que envolve todos os trabalhadores de atenção primária, atenção ambulatorial especializada. Outro ponto importante é que traz instrumentos para operacionalizar tudo que está escrito na política nacional da atenção básica, nos decretos,nas portarias do Ministério da Saúde. Timon está tendo avanços significativos”, explica.

Fonte: Prefeitura de Timon