Tocantins – Boletim informativo e-Transitar 2º Quadrimestre de 2021

Plano de Segurança Viária do Estado do Tocantins

 A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins por meio da Gerência de Promoção à Saúde e Agravos Não Transmissíveis SES-TO/GPSANT realizou no 2° quadrimestre de 2021, 04 (quatro) reuniões on line para elaboração/construção do Plano de Segurança Viária do Estado do Tocantins, sendo duas com a rede intersetorial de elaboração do Plano e duas com a Mércia Gomes O. de Carvalho consultora do CONASS, a mesma nos auxiliou tecnicamente na revisão preliminar Plano.

Projeto de Enfrentamento da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito e-TRANSITAR

Participação efetiva da Área Técnica de Violências e Acidentes/GPSANT/ em 03 web-reuniões técnicas e temáticas do Projeto e-TRANSITAR com a consultora Mércia Gomes, para discussão do Enfrentamento à Morbimortalidade por (ATT).

Comitê Estadual de Segurança Viária

Com o objetivo de formalizar o Comitê Estadual de Segurança Viária a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins por meio da Gerência de Promoção à Saúde e Agravos Não Transmissíveis elaborou a minuta do Decreto para ser apesentada aos parceiros do trânsito (Polícia Militar do Tocantins, Agência Tocantinense de Transportes e Obras – AGETO, Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins – CBMTO, Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins – DETRAN-TO, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado de Segurança Pública – SSP, Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes – SEDUC e Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS).

Maio Amarelo

O Movimento “Maio Amarelo”, iniciado em 2014, cuja proposta é chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo mundo. Diante disso, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins por meio da Gerência de Promoção à Saúde e Agravos Não Transmissíveis encaminhou ofício aos 139 municípios para os secretários municipais de saúde, incentivando o envolvimento e participação do município em ações e estratégias envolvendo toda comunidade, poder público e privado, dentre outros, durante todo o mês de maio, com vistas à redução dos acidentes de trânsito.

A SES-TO/GPSANT realizou uma Análise Situacional para apoio aos municípios nas ações do Maio Amarelo com o Tema: Responsabilidade, Pratique No Trânsito. E disponibilizou laços infláveis amarelos aos parceiros do trânsito, para realizarem suas ações no mês, a fim de sensibilizar a sociedade para o movimento Maio Amarelo.

 

6ª Semana Global de Segurança Viária –  ONU  

“Ruas pela Vida” foi o tema escolhido para a 6ª Semana Global de Segurança no Trânsito da ONU), que foi celebrada nos dias 17 a 23 de maio de 2021, defendendo limites de 30 km/h  como norma em vias onde as pessoas e o tráfego de veículos mais se misturam.

Em apoio à campanha os secretários estaduais de saúde do Projeto do CONASS e-TRANSITAR gravaram um vídeo curto sobre o tema “Ruas pela Vida” com foco na redução da velocidade. O Secretário Estadual de Saúde do Tocantins elaborou um vídeo enfatizando a redução da velocidade e conscientização da população. Assista ao vídeo na íntegra: https://twitter.com/conassoficial/status/1395816663384301577?s=21

Fonte: SES/TO