A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), divulgou na segunda-feira, 09, o balanço parcial do Dia D de Vacinação contra o HPV, realizado no sábado, dia 07. No total 3.335 crianças, adolescentes e adultos compareceram às unidades de saúde abertas. Foram aplicadas 284 doses contra o HPV e 1.205 doses de outras vacinas e desta, mais de 900 foram contra a influenza.
A ação foi articulada com os 139 municípios tocantinenses e o público-alvo foram os jovens entre 15 e 19 anos. O Dia D teve adesão de 125 municípios, com 143 salas de vacinas abertas. A meta é chegar a uma cobertura vacinal de 90% de um total de mais de 50 mil pessoas, em todo o Estado.
“As pessoas que não conseguiram comparecer no Dia D podem buscar uma das unidades de saúde até o dia 30 deste mês para a atualização da caderneta”, destacou a gerente de Imunização e Doenças Imunopreveníveis da SES-TO, Diandra Rocha.
A moradora de Palmas, Gracinete de Lima, levou o filho para vacinar. “super importante essa vacinação, ela previne contra HPV, para quem tem histórico de câncer na família, igual eu tenho, o pai dele também tem, então, assim, ele não poderia ficar sem tomar, mas é de grande importância mesmo para saúde desses adolescentes futuramente”.
Vacina
A vacina HPV quadrivalente é uma suspensão injetável, fornecida em frasco-ampola de dose única. É fornecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é a medida mais eficaz para se prevenir contra a infecção do HPV, uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), e que também pode ser transmitida durante o parto, passando da mãe para o bebê.