Toma posse a nova diretoria do CONASS para a gestão 2013/2014

Tomou posse hoje (24), em Brasília, a nova diretoria do CONASS para a gestão 2013/2014. O secretário de Estado da Saúde do Amazonas, Wilson Alecrim se mantém no comando da instituição. A cerimônia contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do presidente do Conasems, Antonio Carlo Nardi, da presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro, do representante da Opas, Félix Rígoli, além de parlamentares e secretários do Ministério da Saúde.

Reeleito por unanimidade na Assembleia de março, Alecrim citou, em seu discurso de posse as principais ações realizadas pelo Conselho ao longo do ano de 2012 e destacou a atuação em relação à luta por  financiamento adequado para o SUS. “O CONASS tem lutado por mais recursos para a saúde e aderiu, inclusive, ao Movimento Saúde +10. Temos incentivado as Secretarias Estaduais de Saúde a coletar as assinaturas necessárias nos estados para que possamos avançar com essa proposta no Congresso Nacional”.

Alecrim falou também, sobre apresentação da proposta do CONASS para a ampliação do orçamento do Ministério da Saúde em 2013, feita aos relatores geral e setorial de orçamento.

O presidente citou ainda, outras questões trabalhadas pelo Conselho, como o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde; o desenvolvimento e conclusão do “Levantamento da organização, estrutura e ações da área de recursos humanos das Secretarias Estaduais de Saúde”; a cooperação técnica com as secretarias estaduais de saúde; além do fortalecimento das relações institucionais do CONASS.

Entre as prioridades para a gestão 2013/2014, Alecrim afirmou que o financiamento continua na pauta como uma agenda inconclusa, assim como o déficit de profissionais médicos no Brasil e a regulamentação do artigo 17 da Lei n. 141/12 que diz respeito aos rateios de recursos do SUS.

O presidente do Conasems, Antonio Carlos Nardi, enfatizou a parceria entre os conselhos e lembrou que, mesmo apesar das divergências em alguns pontos, CONASS e Conasems  têm sempre como meta o fortalecimento da saúde pública brasileira.  “Estamos sempre à disposição, para juntos continuarmos na militância, sabendo que podemos contar com o CONASS nas esferas de pactuação”, afirmou.

Para o representante da Opas, Félix Rígoli, a reeleição de Wilson Alecrim, bem como a posse da nova diretoria, trazem continuidade às ações desenvolvidas pelo CONASS e renovam a esperança para o futuro.

Já para a presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro, o momento que o país atravessa coloca uma responsabilidade muito grande para os atores políticos. “A saúde tem um papel estratégico importante e precisamos romper determinadas barreiras, pois sabemos que a saúde pública precisa dialogar com outras políticas públicas”, ressaltou.

O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Saúde, Darcísio Perondi, afirmou que a saúde está na pauta do Congresso Nacional. “Essa é uma agenda da sociedade que movimenta o governo. Precisamos aproveitar esses espaços para pactuar os rumos que queremos dar ao SUS”, conclui.

Alexandre Padilha, ministro da Saúde, ressaltou e agradeceu pela parceria do CONASS e parabenizou o Conselho pela sua atuação marcante no fortalecimento do SUS.

 

Confira abaixo a nova composição da Diretoria do CONASS para a Gestão 2013/2014

Presidente: Wilson Duarte Alecrim – SES/AM

Vice-presidentes:

REGIÃO NORTE – Vanda Maria Paiva – SES/TO
REGIÃO NORDESTE – Raimundo José Arruda Bastos – SES/CE
REGIÃO SUDESTE ¬- Antônio Jorge de Souza Marques – SES/MG
REGIÃO SUL – Dalmo Claro de Oliveira – SES/SC
REGIÃO CENTRO OESTE – Mauri Rodrigues de Lima – SES/MT

Comissão Fiscal – Titulares:
Waldson Dias de Souza – SES/PB
Michele Caputo Neto – SES/PR
Beatriz Dobashi – SES/MS

Comissão Fiscal – Suplentes:
Ernani Maia – SES/PI
Jorge de Souza Villas Boas – SES/AL
Suely de Souza Melo da Costa – SES/AC

Representante do CONASS na HEMOBRAS

Antônio Carlos dos Santos Figueira – SES/PE

Representante do CONASS na Agência Nacional de Saúde Suplementar

René Santos – SES/PR

Representantes do CONASS no Conselho Consultivo da ANVISA
TITULAR: Ciro Carlos Emerim Simoni – SES/RS
SUPLENTE: Viviane Rocha de Luiz – CONASS

Representantes do CONASS na Comissão Corregedora Tripartite

JORGE JOSÉ SANTOS PEREIRA SOLLA – Secretário de Estado da Saúde da Bahia
BEATRIZ FIGUEIREDO DOBASHI – Secretária de Estado da Saúde do Mato Grosso do Sul
SÉRGIO LUIZ CÔRTES – Secretário de Estado da Saúde do Rio de Janeiro
RAFAEL DE AGUIAR BARBOSA – Secretário de Estado da Saúde do Distrito Federal
ALETHELE SANTOS – Assessora Jurídica do CONASS
LOURDES ALMEIDA – Assessora Técnica do CONASS

Secretário Executivo do CONASS

Jurandi Frutuoso

________________

 

Tatiana Rosa

Assessoria de Comunicação Social

(61) 3222 3000 / 9609 8365 / 9696 4675

ascom@conass.org.br