Tutores dos municípios são capacitados para o projeto Saúde em Rede

Nos dias 10 e 11/02, no auditório do Centro Universitário UNIFACIG em Manhuaçu, teve sequencia o processo de capacitação de tutores municipais que vão atuar no programa Saúde em Rede. Estiveram presentes às oficinas profissionais de saúde dos 23 municípios da microrregião de Saúde de Manhuaçu e dos 11 municípios que compõem a microrregião de Carangola.

O programa Saúde em Rede é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) e Hospital Israelita Albert Einstein e tem como objetivo organizar as redes de atenção à saúde, desde a Atenção Primária à Atenção Hospitalar.

14-02-22-capacitacao1

“Essa é mais uma etapa de formação desses profissionais. Tivemos um encontro em dezembro de 2021 e agora, mais esse momento importante na preparação das equipes que vão atuar nesse programa que prevê uma reorganização da Atenção Primária, Atenção Especializada e Atenção Hospitalar. São oito encontros de formação previstos” reforçou Juliana Mariano, coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu.

O superintendente regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda, esteve presente ao encerramento da oficina e destacou que o território foi contemplado recentemente no Valora Minas, nova política hospitalar do Estado e que a região também está em processo de implantação da Rede de Urgência e Emergência.  “Entendo que estamos em um momento muito oportuno para promover esta integração entre níveis de atenção. Temos a inteira convicção de que este trabalho vai promover mais valor em saúde para a nossa sociedade. Agradeço aos gestores de saúde dos municípios que entenderam a importância do programa e da capacitação de seus técnicos para melhorar o atendimento aos usuários do SUS” disse o superintendente.

14-02-22-capacitacao2

Saúde em Rede

O Programa Saúde em Rede tem como objetivo estruturar as Redes de Atenção com a transformação do atual modelo hierárquico – que tem o hospital como centro dos atendimentos – para dar lugar à gestão integrativa, na qual a Atenção Primária é ordenadora dos cuidados em saúde, além de qualificar os processos assistenciais com o intuito de promover uma assistência à saúde ainda mais adequada ao cidadão.

Para isso o programa propõe a implementação de processos de Educação Permanente em Saúde (EPS) para ampliar as capacidades das equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) de analisarem seus processos de trabalho e reorganizá-los com foco nas necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto Saúde em Rede teve início em 2019, em sua etapa piloto, para os 29 municípios da macrorregião Jequitinhonha. A etapa teve a condução da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e do Hospital Israelita Albert Einstein, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde.

Por Antonio Rodrigues

Fonte: SES/MG