UFMG lança dez mil novas vagas para o curso de aperfeiçoamento sobre cuidado paliativo na Atenção Domiciliar

Com carga horária de 180h, o objetivo é qualificar os profissionais para que possam definir, acompanhar e executar planos de cuidado paliativo à pessoa em atenção domiciliar.

Profissionais de saúde interessados em aprofundar os conhecimentos referentes aos cuidados paliativos no âmbito da atenção domiciliar, já podem se inscrever na nova oferta do curso de aperfeiçoamento da Universidade Federal de Minas Gerais, uma instituição intergrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFMG).

Desenvolvido em parceria com as secretarias de Atenção à Saúde (SAS) e de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, o curso é gratuito, totalmente autoinstrucional e tem como objetivo qualificar os profissionais para que possam definir, acompanhar e executar planos de cuidado paliativo à pessoa em atenção domiciliar, subsidiando metas e propósitos do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar a Distância (PMQPADD).

As matrículas podem ser realizadas até 20 de dezembro de 2022, pelo link. São 10 mil vagas e o início é imediato.

Com carga horária de 180h, distribuídas em quatro módulos, o curso fornece os conhecimentos necessários para potencializar as alternativas de se promover ações e procedimentos em uma assistência de qualidade, empática e integral. A oferta é realizada por meio da plataforma virtual Phila, que possibilita ao aluno realizar as atividades a distância e ter acesso à biblioteca online.

Segundo a professora da Escola de Enfermagem da UFMG, Maria Auxiliadora Córdova Christófaro, o grande destaque da qualificação está na ressignificação dos conhecimentos e habilidades dos profissionais de saúde na oferta dos cuidados paliativos à pessoa em situações de adoecimento grave, e sem possibilidade de cura. “É preciso desconstruir o equívoco de que nessas condições a pessoa retorna ao domicílio por estar ‘desenganada pelos médicos’ ”, incentiva.

Profissionais da área da saúde sem ensino superior poderão participar do curso, porém não receberão certificação. O prazo para conclusão das atividades é até 20 de janeiro de 2023, com certificação ao final das aulas.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos 

Fonte: Ascom SE/UNA-SUS