O encontro Gente que faz o SUS acontecer foi realizado nos dias 10 e 11 de outubro de 2023, em Brasília/DF
O Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), realizou o evento Gente que faz o SUS acontecer, em comemoração aos 20 anos da Secretaria, nos dias 10 e 11 de outubro de 2023, em Brasília/DF. A UNA-SUS esteve presente em todo evento.
Um dos temas centrais do encontro foi a Integração entre Políticas do SUS: Trabalhadores em Foco, que permeou todas as atividades nos dois dias de evento. A programação também contou com a exposição fotográfica Retratos da Gente; lançamento do aplicativo do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização dos trabalhadores do SUS; rodas de conversa; e apresentações sobre experiências em Gestão no Trabalho e Educação na Saúde. Cerca de 500 pessoas participaram do evento.
Participaram da mesa de abertura a ministra da Saúde, Nísia Trindade; a Secretária da SGTES, Isabela Pinto; a Ministra da Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco; a Representante da OPAS/OMS no Brasil, Socorro Gross; o Chefe da Unidade de Recursos Humanos para a Saúde (OPAS/OMS-Washington), Benjamin Puertas; a diretora financeira do Conasems, Cristiane Pantaleão; o Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto; a Secretária de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI), Ana Estela Haddad; o Secretário de Atenção Especializada à Saúde (SAES), Helvécio Miranda; o Secretário Executivo do MS, Swedenberger Barbosa; a Vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) Região Nordeste, Tânia Mara Coelho e a Vice-presidente da comissão da saúde na Câmara, deputada Silvia Cristina (PL).
Durante o evento, o consultor sênior da Secretaria Executiva da UNA-SUS, Francisco Campos, foi um dos homenageados, pela sua contribuição enquanto Secretário da SGTES, entre julho de 2005 e janeiro de 2011. A Secretária Executiva da UNA-SUS, Fabiana Damásio, também foi homenageada pela parceria da SGTES com a UNA-SUS.
No dia 11, a UNA-SUS marcou presença na mesa Rede Colaborativa de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (REGTES): Estratégia de Articulação e Intercâmbio na Saúde. Francisco Campos e Fabiana Damásio participaram da atividade, que também contou com a presença do Chefe da Unidade de Recursos Humanos para a Saúde (OPAS/OMS-Washington), Benjamin Puertas; o Consultor Sênior do Observatório de Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde e Inteligência Artificial (NETHIS/Fiocruz Brasília), Felix Rigoli e a professora da Escuela Andaluza de Salud Pública, Pilar Navarro. A anfitriã do evento, Isabela Pinto, realizou a mediação.
Em sua fala, Francisco Campos destacou que a discussão sobre a centralização do trabalho em saúde para o SUS foi um ponto crucial na busca por um sistema de saúde mais eficiente e igualitário. Para ele, a decisão de tornar o SUS um sistema interfederativo, sem hierarquia entre os entes federados, foi uma conquista notável e um marco importante na 8ª Conferência Nacional de Saúde (8ª CNS). “Conscientes das profundas desigualdades sociais que permeiam a sociedade brasileira, sabíamos que essa construção não seria uma tarefa fácil. No entanto, o Brasil possui uma característica que é um verdadeiro trunfo: a capacidade de colaboração e a vontade de se ajudar mutuamente”, afirmou.
Fabiana Damásio realizou apresentação sobre a UNA-SUS, que conta com uma Rede de 35 instituições de ensino superior, que produzem e ofertam cursos gratuitos para trabalhadores da saúde. Ela destacou a colaboração como um princípio da Rede. “Reconhecemos a necessidade de irmos juntos para irmos mais longe”, disse. A Secretária também destacou a necessidade do olhar ensino-serviço, defendendo a formação que olha com atenção à trajetória do trabalhador do SUS. “A educação precisa estar atrelada às necessidades do trabalho”, afirmou.
20 ANOS DA SGTES/MS
Em 2023, a SGTES completa o seu vigésimo aniversário. A Secretaria tem a missão de aprimorar as relações de trabalho na área da saúde, por meio da negociação coletiva, em conjunto com os entes federativos, organizações e entidades da sociedade civil. Busca, ainda, promover a convergência das normas jurídicas que regulam a formação e o exercício das profissões e das ocupações da área da saúde, em conjunto com conselhos e outros órgãos reguladores e fiscalizadores. Faz parte da Coordenação da UNA-SUS, por meio da atuação conjunta com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Fazem parte das atribuições da secretaria: coordenar, incentivar e apoiar políticas de gestão, planejamento e regulação do trabalho na saúde, bem como as políticas relativas à formação, desenvolvimento profissional e educação permanente. A secretaria também objetiva promover a integração da saúde, do trabalho e da educação, fortalecendo o SUS em todos os seus âmbitos – federal, estadual, municipal e distrital.
Rede Coesp
A Rede Colaborativa das Escolas Estaduais de Saúde Pública (Rede Coesp), participou do encontro por meio de dirigentes de escolas dos estados. Foram discutidas a implementação de ações prioritárias e programas estratégicos para a área em consonância com as diretrizes que vêm sendo discutidas na Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Conass.
—