Já estão abertas as matrículas para os cursos Orientação para Abertura de Programa de Residência Médica e Orientação para Abertura de Programa de Residência em Área Profissional da Saúde. As ofertas são da Universidade Federal de Goiás, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFG). O objetivo é capacitar profissionais para criar e apoiar a criação de Programas de Residência Médica.
Profissionais de saúde e demais interessados no tema podem se matricular até 31 de maio de 2023. Os cursos são autoinstrucionais e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, totalmente gratuito. O início é imediato.
Com carga horária de 12 horas, os cursos destacam a necessidade de ampliação do apoio à formação e qualificação de especialistas nas áreas profissionais da saúde, em especial em regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), conforme a Portaria GM/MS nº 1.598, de 15 de julho de 2021 que instituiu o Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde (PNFRS).
O PNFRS tem como objetivos valorizar e qualificar residentes, corpo docente-assistencial e gestores de programas de residência em saúde e apoiar institucionalmente Programas de Residência Médica, no âmbito do SUS, por meio de ofertas educacionais, fortalecimento do processo ensino-serviço e apoio institucional.
Por isso, os cursos Orientação para Abertura de Programa de Residência Médica e Orientação para Abertura de Programa de Residência em Área Profissional da Saúde pretendem capacitar e orientar profissionais para que sejam qualificados a apoiar a criação de novos Programas de Residência Médica, cumprindo os objetivos propostos pelo PNFRS na qualificação da formação em saúde e refletindo positivamente no atendimento aos usuários do SUS.
Os cursos em números
Orientação para Abertura de Programa de Residência Em Área Profissional Da Saúde
O curso foi lançado em dezembro de 2021 e desde então, soma 1.515 matrículas e 316 profissionais certificados até maio de 2022. Os estados com maior número de inscrições foram São Paulo (235) e Rio de Janeiro (132).
A maior porcentagem de matrículas está entre mulheres, com 82,18%. Além disso, os alunos matriculados fazem parte de diversas linhas de atuação e faixas etárias, 20,40% têm de 21 a 25 anos. Se destacam os estudantes com 35,10%, seguido de enfermeiros 19,79% e 10,28% que são, respectivamente, técnico de enfermagem e outros.
Orientação para Abertura de Programa de Residência Médica
Também lançado em dezembro de 2021, soma 407 matrículas e 101 profissionais certificados até maio de 2022. Os estados com maior número de inscrições foram São Paulo (62) e Rio de Janeiro (35).
A maior porcentagem de matrículas está entre as mulheres, com 69,95%. Além disso, os alunos matriculados fazem parte de diversas linhas de atuação e faixas etárias, 17,94% têm de 26 a 30 anos. Se destacam os estudantes com 29,64%, seguido de médicos 22,94% e 14, 95% que são, respectivamente, enfermeiros e outros.
Serviço
Orientação para Abertura de Programa de Residência Médica: UNA-SUS/UFG
Carga horária: 12h
Público-alvo: profissionais de todas as áreas da saúde, bem como os interessados pela temática.
Matrículas: até 31 de maio de 2023, pelo link.
Orientação para Abertura de Programa de Residência em Área Profissional da Saúde: UNA-SUS/UFG
Carga horária: 12h
Público-alvo: profissionais de todas as áreas da saúde, bem como os interessados pela temática.
Matrículas: até 31 de maio de 2023, pelo link.
Para conhecer esse e outros cursos da UNA-SUS, acesse: https://www.unasus.
—
Fonte: SE/UNA-SUS