UNA-SUS/UFMA lança curso sobre a atenção à saúde da pessoa com Síndrome de Down

A capacitação é gratuita, autoinstrucional e é desenvolvida em um ambiente virtual com recursos de audiodescrição e tradução para Libra

Profissionais do Sistema Único de Saúde, das mais diferentes áreas, envolvidos na assistência e reabilitação de pessoas com deficiência, assim como acadêmicos e demais interessados pela temática, já podem se inscrever no curso “Atenção à Pessoa com Síndrome de Down”.

A capacitação é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA), e Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, do Departamento de Atenção Especializada e Temática, da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.

Os interessados podem se matricular até o dia 31/08 pelo link. O início é imediato.

A oferta tem como objetivo apresentar as particularidades e características da Síndrome de Down e entender a atuação da Rede de Atenção à Saúde voltada para as pessoas com deficiência nesse contexto, além de capacitar o aluno para atender corretamente este público-alvo.

A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras) e disponível também em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, sendo eles: e-books, vídeos, podcast, game cases, infográfico e material em PDF.

SOBRE O CURSO:

Com carga horária de 30 horas, o curso aborda as seguintes temáticas: Definição da Síndrome de Down (SD); Classificação para a SD (CID e CIF); Diagnóstico clínico; Momento da notícia de suspeita ou diagnóstico de SD; Atenção à saúde das pessoas com SD: zero a 2 anos; 2 a 10 anos; 10 a 19 anos; adulto e idoso; Reabilitação.

UNA-SUS/UFMA

A UNA-SUS/UFMA é um projeto do Ministério da Saúde, vinculado à Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) da Universidade Federal do Maranhão. Desenvolve cursos gratuitos na modalidade a distância, voltados a profissionais que atuam na área da saúde, sobretudo na Atenção Primária à Saúde. Para maiores informações acesse www.unasus.ufma.br

DTED/UFMA

A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) é o setor responsável pela gestão da modalidade Educação a Distância na UFMA e reúne os programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

Fonte: UNA-SUS/UFMA