Vacina Mais: CNS, Conass, Conasems e OPAS/OMS se unem para promover campanha de incentivo à vacinação

Organizadores e apoiadores da Campanha Vacina Mais (Crédito: Karina Zambrana/OPAS/OMS)

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) lançaram nesta quarta-feira (29), a campanha Vacina Mais, que tem como objetivo promover uma ampla campanha de incentivo à vacinação.

Para se somar aos esforços que vêm sendo realizados a nível comunitário por gestores e trabalhadores de saúde em prol da vacinação, a campanha Vacina Mais levará informação clara, atraente e precisa a diferentes públicos sobre a segurança, importância e efetividade de todas as vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Calendário Nacional de Vacinação.

Clique aqui para fazer o download dos materiais da campanha

O objetivo da Campanha é disponibilizar, de maneira gratuita, materiais de comunicação em diversos formatos – card para redes sociais, cartaz, panfleto, entre outros – para entes públicos das esferas municipal, estadual e federal e também para instituições parceiras privadas. O Vacina Mais vai levar informação técnica de qualidade e de maneira acessível sobre os imunizantes disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e a importância da população manter a caderneta de vacinação sempre atualizada.

Durante o lançamento, a representante da OPAS/OMS, Socorro Gross, ressaltou a necessidade de campanhas de alerta para que pessoas do Brasil, da Região das Américas e do mundo se vacinem mais. “A campanha Vacina Mais simboliza a soma de esforços que precisamos para reconquistar as altas coberturas de vacinação de rotina e ter a vacinação completa de COVID-19 e gripe. Esta campanha ajudará a impulsionar o esforço a nível comunitário que vem sendo feito por gestores e trabalhadores de saúde para garantir que o Programa Nacional de Imunizações alcance com mais força a toda a população do país”, disse.

Em sua fala, o presidente da CNS, Fernando Pigatto, propôs um desafio para que a campanha possa mostrar resultados positivos até a 17ª Conferência Nacional de Saúde que será realizada de 2 a 5 de julho de 2023. “Desde sempre participamos e atuamos na defesa da vida, inclusive, trabalhando para lutar contra falsas notícias que levam à morte de milhares de pessoas. Não temos prazo para a campanha acabar, é o acordo que fizemos, porém, queremos lançar um desafio para durante a próxima Conferência Nacional de Saúde, em julho do ano que vem, lançarmos os resultados dessa campanha”, disse.

“Este movimento é um marco na história da vacinação no país”, afirmou Nésio Fernandes. (Crédito: Karina Zambrana/OPAS/OMS)

O presidente do Conass, Nésio Fernandes, ressaltou a importância do SUS e a importância que doenças erradicadas voltem a ser um problema no país. “Qualquer doença que seja imunoprevenível, não é aceitável que mate pessoas. Qualquer doença que seja imunoprevenível, precisa de campanhas que ajudem na divulgação da vacinação. Me lembro da comoção da chegada da vacina contra a Covid-19 com a população e os profissionais se emocionando com gritos de ‘vacina sim’. Queremos reviver esse sentimento na população e queremos apostar nessa grande aliança e nessa grande iniciativa que não tem tempo para acabar”, disse.

O presidente do Conasems, Wilames Freire, ressaltou em sua fala que a campanha será uma provocação para mobilizar a sociedade para que enxergue que somente através da vacinação será possível superar as adversidades como na pandemia. “O que fizemos durante a pandemia mostra a força que temos para enfrentar qualquer pandemia, o que envolve todas as instituições que estão conosco nessa campanha. Nosso objetivo é que o cidadão comum seja estimulado, temos um país continental onde temos vacinadores e vacinas disponíveis para todos, cabe a nós, através dos nossos meios de comunicação estimular uma campanha ampla para a população e nossos trabalhadores da saúde”, explicou.

O secretário executivo do Ministério da Saúde, Daniel Pereira, celebrou a campanha como um gesto de união e sintonia entre todas as instituições parceiras. “Somente com a união conseguimos distribuir mais de 500 milhões de doses no país para combater a pandemia. Em todos os lugares do Brasil tinha um município realizando um árduo trabalho para distribuir na ponta. Reforço a qualidade da nossa produção nacional e de todos os esforços realizados para termos a tranquilidade que temos atualmente na luta contra a Covid-19, com muita perseverança dos profissionais de saúde e dos gestores que estão na ponta”, disse.

Unidos por uma mesma causa

A campanha contará com o apoio de 32 instituições, são elas: Anvisa, Consed, Undime, Fiocruz, Butantan, CNBB, SBIM, SBP, SBI, AMB, FCFAS, ABEN, EBSERH, Conacs, Febrasgo, Unidos Pela Vacina, Instituto Todos Pela Saúde, CMB, Consórcio da Imprensa, Vital Strategies, ICEPi, CNJ, CNMP, STF, Ministério da Saúde, TCU, FNP, FIESP, CNM, CONIC, OAB e Frente pela Vida.

Alguns apoiadores da campanha participaram presencialmente do lançamento, como a  presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, que enalteceu a iniciativa. O “Vacina Mais” é um objetivo da Fiocruz e queremos que seja também objetivo de toda a sociedade brasileira. As vacinas são doses de gentileza, são doses de esperança,  de proteção e de cuidado, por isso este movimento tem que ser um compromisso firme de todos nós: todas as esferas do governo, instituições de pesquisa e toda a sociedade. Vamos juntos. Vacina mais”.

Para a diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Meiruze Sousa Freitas, o movimento é um marco no fortalecimento da vacinação no Brasil. “Nós servidores da Anvisa e do SUS vamos atuar cada vez mais para que as vacinas cheguem no braço de cada um com segurança e qualidade”, ressaltou.

Confira a transmissão ao vivo do lançamento da Campanha https://www.youtube.com/watch?v=DTJcCSdQkD4&feature=emb_title

FOTOS: https://www.flickr.com/photos/conasems/albums/72177720300186352