Vacinação e orçamento da saúde são pautas em visita do presidente do CNS ao Conass

Jurandi Frutuoso (Conass) e Fernando Pigatto (CNS)

O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, reuniu-se na manhã desta terça-feira, em sua primeira visita oficial ao Conass após ser reconduzido à presidência do CNS, com o secretário executivo do Conselho, Jurandi Frutuoso.

Ele reforçou a importância do Conass e parabenizou novamente a instituição pelos 40 anos completados em fevereiro. “Já havíamos parabenizado o Conass, mas é preciso reconhecer a importância histórica dessa instituição, inclusive do seu papel na mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde”, disse.

Pigatto também chamou a atenção para os desafios que estão postos para os próximos anos, principalmente em relação ao financiamento do SUS. “Muito nos preocupa o orçamento deste ano. Temos de ter ações conjuntas entre CNS, Conass e Conasems para reverter a retirada de recursos da saúde que foi aprovada na Lei Orçamentária deste ano”.  

A importância das conferências de saúde e de uma campanha nacional de vacinação clara e objetiva também foi pauta da conversa. Para Pigatto, é fundamental que as conferências de saúde aconteçam este ano em preparação para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para 2023. 

Sobre a vacinação, o presidente do CNS mostrou preocupação. “Hoje nossa avaliação é de que 85% da população esteja vacinada inclusive com a dose de reforço. Esse patamar também deve ser o mesmo para as crianças e adolescentes, por isso é fundamental que CNS, Conass e Conasems, com o apoio da Opas, promovam uma campanha clara e objetiva que não deixe dúvidas à população sobre a importância da vacinação contra a Covid-19”.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000