VideoSaúde lança plataforma de documentários sobre Saúde

A VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz lançou a sua plataforma de filmes, que é vinculada ao Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz). O projeto vem sendo desenvolvido há mais de um ano pela equipe da VideoSaúde e pretende oferecer novas formas de acesso ao acervo do setor. E também cumprir diretrizes apontadas pelas políticas de comunicação e divulgação científica da Fiocruz. “A plataforma representa uma série de acúmulos e reflexões da equipe da VideoSaúde, seja pela observação de demandas que recebemos do público, de como os filmes foram visualizados e comentados no YouTube ou em redes sociais, de apontamentos de parceiros exibidores do nosso acervo”, comenta Claudia Lima, cogestora da VideoSaúde.

A plataforma contará com 115 filmes sobre diferentes temas dos campos da saúde e da ciência. De biografias e animações a direitos humanos e doenças negligenciadas. De história da ciência e da saúde a saúde da mulher e da criança, entre outros temas associados às determinações sociais da saúde. Também apresenta 60 versões das produções com recursos de tradução em Libras e audiodescrição. Oferece, ainda, filmes com legendas em cinco diferentes línguas além do português. São produções próprias ou realizadas em parcerias, ou de instituições e realizadores parceiros que integram o acervo da VideoSaúde. O projeto também foi concebido numa perspectiva de comunicação integrada, onde cada filme apontará links para outros conteúdos da Fiocruz, principalmente da Editora Fiocruz, Canal Saúde, revista Radis, Portal e Agência Fiocruz de Notícias.

De acordo com a equipe da VideoSaúde, o projeto da plataforma tem um perfil experimental, onde a disponibilização do acervo e o contato com o público servirão para aprimoramento e também de ausculta permanente. A pandemia, segundo a VideoSaúde, fez crescer ainda mais o interesse e a procura por audiovisuais, seja para ações de educação ou treinamento, ou por temas de saúde e ciência. Presente há quase dez anos no YouTube, o setor conta com filmes com mais de um milhão de visualizações e centenas de comentários nessa plataforma. Também vem se destacando por filmes de seu acervo alcançarem seleções em festivais e mostras de cinema e audiovisual, no Brasil e exterior.

Acervo público

Atualmente a VideoSaúde conta com mais de nove mil registros audiovisuais, compondo um dos principais acervos em saúde da América Latina. O material está em disponível para consulta no Banco de Recursos Audiovisuais em Saúde e pelo Repositório Institucional Arca. Mantém parcerias para exibição do acervo com diferentes canais de televisão públicos e educativos, como TVE Bahia, Canal Saúde e Futura.

Acesse aqui a Plataforma de Vídeos da VideoSaúde: https://videosaude.icict.fiocruz.br/

Texto: Comunicação VideoSaúde

<-Voltar