Vigilância em Saúde Ambiental em pauta no Conass

Foi realizada nesta segunda-feira (08), com a participação dos representantes das Secretarias Estaduais de Saúde (SES), a Câmara Técnica do Conass de Vigilância em Saúde Ambiental (CTVSA). Esta foi a primeira reunião do grupo em 2023 e teve como objetivo, explicar aos novos integrantes da câmara técnica, o funcionamento do Conselho e da CTVSA.

“Além de explicar a atuação do Conass, também queremos esclarecer como se dá a dinâmica deste grupo que existe para facilitar a comunicação entre nós e para promover a interlocução junto ao Ministério da Saúde”, observou o assessor técnico do Conselho e coordenador da câmara técnica, Fernando Avendanho.

Marcus Carvalho, gerente de Comunicação e do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges) do Conass, apresentou a plataforma desenvolvida em 2020 e falou sobre como ela pode contribuir com os estados na otimização de dados das secretarias.

O Cieges busca apoiar a construção de uma inteligência gestora estadual, construindo conhecimento por meio da informação gerada a partir dos dados, visando facilitar o acesso a um conjunto de informações para subsidiar a tomada de decisão e a consulta de dados.

Avendando observou que a plataforma pode auxiliar as áreas de Vigilância em Saúde Ambiental da SES, a partir das demandas apresentadas pela CTVSA. “Podemos apresentar nossas demandas em relação a área para juntos com o Cieges, viabilizarmos melhores formas de visualizar os dados relativos à Vigilância Ambiental”.

Ao final do encontro os participantes apontaram as principais pautas para os próximos encontros. A expectativa é que em agosto seja realizada uma reunião conjunta do grupo com as Câmaras Técnicas de Epidemiologia e de Vigilância em Saúde.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000