Vigilância Genômica Aplicada às Doenças Infecciosas e Virais

Curso é gratuito, online, autoinstrucional e oferece ferramentas para uso diário no trabalho 

O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) lançou o curso Vigilância Genômica Aplicada às Doenças Infecciosas e Virais, com 48 horas/aula. O objetivo é qualificar profissionais e gestores da área da saúde para compreender as particularidades da investigação laboratorial, reconhecer a importância da vigilância genômica viral, identificar os métodos mais adequados e interpretar os resultados para responder de forma eficaz a eventos de emergência em saúde pública.

As inscrições estão abertas e as aulas já podem ser iniciadas (clique aqui).

O curso é direcionado prioritariamente a profissionais da saúde que trabalham nas redes municipais e estaduais, principalmente aqueles com foco na vigilância em saúde e no ambiente laboratorial.

Foi desenvolvido na modalidade educação a distância no formato autoinstrucional, que garante a autonomia do estudante, pois pode ser realizado a qualquer hora utilizando o material autoexplicativo. Os alunos também têm acesso a ferramentas para uso diário no trabalho. Há avaliações para que o profissional mapeie seu aprendizado e emissão de certificados ao fim da conclusão do curso.

A formação fará com que o profissional:

  • Compreenda as bases conceituais e metodológicas requeridas para a investigação laboratorial diagnóstica e de vigilância em saúde
  • Reconheça as indicações e limitações das técnicas laboratoriais e das ferramentas de bioinformática aplicadas à vigilância molecular de patógenos emergentes

    Assimile os fluxos de trabalho, critérios de qualidade e etapas analíticas necessárias para a realização da testagem diagnóstica, triagem amostral e realização de vigilância genômica, incluindo sequenciamento de nova geração, em situações de emergência em saúde pública

    Esteja capacitado para avaliação crítica de resultados e para elaboração de relatórios técnicos de vigilância genômica

A metodologia é ativa, baseada em problemas, com a proposição de resolução de casos reais. Serão disponibilizados vídeos e materiais de apoio instrumentais para prática, como guias e fluxogramas para consulta rápida, e indicação de bibliografia para o aprofundamento do assunto.
Vigilância Genômica Aplicada às Doenças Infecciosas e Virais é o quarto curso lançado pelo ITpS, depois de Análise de Dados para Vigilância em Saúde, Investigação de Surtos e Epidemias, e Preparação de Planos de Contingência. Eles compõem os Cursos Integrados em Vigilância em Saúde e contam com financiamento da Johnson & Johnson Foundation.

Fonte: Instituto Todos pela Saúde