Vital Brazil produzirá medicamento contra artrite reumatoide

Produção será entregue ao MS e beneficiará mais de 16 mil pacientes da rede SUS

Essa semana, o Instituto Vital Brazil recebeu o registro, concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para fabricação do medicamento etanercepte. Pela primeira vez, Anvisa concedeu registro para o desenvolvimento de um medicamento biológico em território brasileiro. O medicamento é utilizado no tratamento da artrite reumatoide e outras doenças crônicas que afetam articulações.

O medicamento 100% nacional deverá custar, em cinco anos, 50% a menos que o de referência (importado). De acordo com o Ministério da Saúde, isso vai gerar uma economia de mais de R$ 720 milhões aos cofres públicos. A previsão é que o medicamento esteja pronto para comercialização daqui a três anos, em 2016.

O termo de compromisso foi assinado em 31 de outubro, com o Ministério da Saúde. O etanercepte é um produto biológico, injetável e será fabricado nas apresentações 25mg e 50mg. O medicamento importado é ofertado pelo SUS, desde 2006, a 16.431 pacientes. Só em 2012, o Ministério gastou R$ 364 milhões para suprir a demanda. Com o registro da Anvisa, os laboratórios têm autorização para construir no Brasil uma fábrica para começar os ensaios clínicos com o medicamento. Para a comercialização do produto, o órgão deve conceder um segundo registro.

A artrite reumatoide é uma doença autoimune, caracterizada pela inflamação das articulações e que pode levar a incapacitação funcional dos pacientes acometidos.

Parcerias – A produção será realizada em parceria com a Empresa Brasileira de Biotecnologia Farmacêutica (Bionovis) e o laboratório oficial Biomanguinhos (Fiocruz) por meio de Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDPs). As PDPs são resultados da estratégia do Governo Federal de integrar os setores públicos e privados com o objetivo de estimular a fabricação de medicamentos no Brasil e, assim, fortalecer o campo da Saúde.

“Estamos muito felizes. As parcerias são um avanço no campo da saúde, estimulam a independência em relação aos importados e ainda reduzem custos para o Ministério, que pode investir e ampliar o acesso aos medicamentos pela rede do Sistema Único de Saúde” disse Antônio Werneck de Castro, presidente do Instituto Vital Brazil.

O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.

SES/RJ