Você já conhece o NTC MTCI/PICS?


O NTC MTCI/PICS, sigla de Núcleo de Tradução do Conhecimento em Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas/Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, é um projeto de colaboração entre o Ministério da Saúde (MS), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas) e o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN), focado na produção de notícias e reportagens baseadas em evidências científicas sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como no Brasil são conhecidas as MTCI.

O NTC MTCI/PICS foi criado em função da necessidade de se promover políticas públicas na área da saúde sob a assistência dos achados científicos. O objetivo deste projeto é publicizar as melhores evidências, fazendo uso de uma linguagem objetiva e clara, direcionada ao gestor e aos profissionais de saúde, com foco nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e em atenção à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), coordenada pelo Ministério da Saúde. O projeto atende, também, à Estratégia 2014-2023 da Organização Mundial da Saúde (OMS), para implementação das Medicinas Tradicionais Complementares e Integrativas (MTCI) nos sistemas de saúde.

Abaixo, algumas das reportagens produzidas pelo NTC MTCI/PICS. 👇🏽

Yoga à luz da ciência
Apoiado em evidências científicas, o yoga, um dos mais antigos sistemas de cuidado da humanidade, é decisivo como terapia complementar no tratamento de doenças crônicas, câncer, dor, diabetes, transtornos mentais, hipertensão e doenças cardiovasculares.
Matéria completa em 👉🏽
https://bit.ly/3wdenoV

Insônia: quase metade da população mundial sofre de distúrbios do sono
Evidências científicas demonstram que recursos das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas, como acupuntura, aurículoterapia, fitoterapia, meditação, práticas corporais da Medicina Tradicional Chinesa, shantala e yoga, são eficazes no cuidado deste problema que afeta 40% dos brasileiros e 45% da população mundial.
Matéria completa em 👉🏽
https://bit.ly/2O88KXW

Recursos integrativos auxiliam na redução do peso e no controle da obesidade
Estudos sobre a aplicação clínica das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde revelam a eficácia da auriculoterapia, da yoga, do Tai Chi Chuan e da meditação na redução do peso, no manejo da compulsão alimentar e, especialmente, no controle da obesidade, problema de saúde pública mundial.
Matéria completa em 👉🏽
https://bit.ly/3ftdv9V

Quer receber nossas reportagens? Quer saber mais sobre o NTC MTCI/PICS?

Faça parte de nossa lista de transmissão do whatsapp: envie uma mensagem para o número abaixo, e não se esqueça de cadastrar também o número na sua agenda de telefone do celular.
Whatsapp do NTC MTCI/PICS: (21) 96476-5152

Você pode também fazer parte de nossa lista de e-mails, escrevendo para:
traducaodoconhecimento@cabsin.org.br