Voluntários de Aquidabã colaboram com doação para abastecer estoques de sangue nesse período de pandemia do coronavirus

Nesta quarta-feira, 25, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) recebeu a solidariedade de cidadãos do município de Aquidabã que viajaram 100 quilômetros para doar sangue em Aracaju. “Estamos vivendo um momento delicado em nosso País e no Estado com o coronavírus. Por isso, decidimos un

Foto: Leandro Alves

ir esforços para ajudar pacientes que precisam da transfusão de sanguínea”, declarou Mayck Santa Rita, que coordena o projeto social ‘Aquidabã Sangue Bom’.

Orgulhosos com a atitude, Leandro Alves da Silva e Edite Silva da Conceição, realizaram a primeira doação de sangue. “Temos que ser solidários com o próximo”, disse Silva. “Desde que completei 18 anos que penso em doar. Hoje foi especial”, completou Edite.
A gerência de Ações Estratégica da unidade intensificou as ações para captação de doadores, através do serviço de agendamento em função da pandemia do coronavírus. “O projeto Aquidabã Sangue Bom é um parceiro do Hemocentro que realiza ações pelos menos três vezes ao ano. Ficamos felizes em saber que num momento delicado as pessoas estão dispostas para atender ao nosso chamamento”, ressaltou Rozeli Dantas, gestora do serviço.
O serviço de doação cumpre normas técnica como o intervalo entre as doações. No caso do homem é necessário aguardar de dois a três meses e as mulheres a cada três ou quatro meses. Vale destacar que uma bolsa com 450 ml de sangue total, pode ser fracionada em até quatro componentes sanguíneos: concentrado de plaquetas, concentrado de hemácias, crio precipitado e plasma.
Serviço
Para ser um doador de sangue é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, ter mais de 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível para download no site: www.hemose.se.gov.br. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.