Workshop do Cadde e Imperial College London ensina técnicas de metagenômica viral para agilizar descoberta de patógenos em humanos e animais

O Centro para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (Cadde, na sigla em inglês), uma associação entre pesquisadores do Brasil e do Reino Unido, realizará de 13 a 17 de março, em São Paulo, o workshop Metagenômica Portátil para Vigilância de Patógenos. As inscrições podem ser feitas até 27 de janeiro por meio de formulário (clique aqui). O evento, promovido em parceria com o Imperial College London, tem apoio do Instituto Todos pela Saúde (ITpS), do Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Fundação Bill e Melinda Gates, da Universidade de Oxford, do Conselho de Pesquisa Médica e do Centro para Análise Global de Doenças Infecciosas.

Direcionado a profissionais da saúde pública, pesquisadores e estudantes de pós-graduação na área de controle de vírus do Brasil e da América Latina, o workshop oferecerá treinamento prático sobre abordagens metagenômicas de ponta para identificar vírus em populações humanas e animais utilizando sequenciadores MinION. Também haverá treinamento em bioinformática, análise de dados genômicos e epidemiológicos.

A estratégia de utilizar abordagens metagenômicas não direcionadas que detectam o vírus sem o conhecimento prévio de quais patógenos estão presentes em uma determinada amostra abre novos caminhos na prevenção e preparação para o combate de pandemias. A metagenômica viral tem se mostrado particularmente bem sucedida no estudo de vírus emergentes ou raros, incluindo o primeiro caso de SARS-CoV-2 na China e os recentes casos de arenavírus Sabiá e monkeypox no Brasil.

“Para que possamos responder rapidamente a uma nova epidemia é importante que muitos laboratórios sejam preparados para realizar a técnica de metagenômica”, diz Ester Sabino, professora da FMUSP, pesquisadora científica associada do ITpS e coordenadora do workshop ao lado do professor Nuno Faria, do Imperial College London.

As inscrições para o evento são gratuitas e as vagas, limitadas a 40 participantes nacionais e estrangeiros, com acomodação disponível em quarto duplo. Os candidatos serão priorizados de acordo com a experiência em biologia, saúde pública, bioinformática e/ou trabalho de laboratório úmido e precisam ter disponibilidade para acompanhar os cinco dias do workshop. É preciso apresentar declaração por escrito e um resumo até 27 de janeiro. Os aprovados serão notificados até 3 de fevereiro e precisarão apresentar um pôster de sua pesquisa. O conteúdo será ministrado em inglês e os participantes deverão levar notebook.

Serviço

Workshop Metagenômica Portátil para Vigilância de Patógenos

Data: De 13 a 17 de março

Local: Instituto de Medicina Tropical, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo

Informações: cadde.workshop2@gmail.com

Fonte: Instituto Todos pela Saúde