Amazonas terá Laboratório de Planejamento de Inovações

O estado do Amazonas vai implantar um Laboratório de Inovação no Campo do Planejamento e da Gestão

O laboratório será um espaço de reunião dos técnicos e gestores da área da saúde, tanto da esfera estadual quando dos municípios, para produzir ferramentas de gestão em saúde que atendam às especificidades e peculiaridades da região do Amazonas.
A implantação do Laboratório de Inovação no Campo do Planejamento e da Gestão começou a ser discutida hoje na Secretaria de Estado de Saúde (Susam), durante o I Seminário Estadual sobre a Implementação do Decreto 7.508 de 2011, que acontece até amanhã, na sede da Secretaria. O evento conta com a participação de técnicos do Ministério da Saúde, Hospital do Coração de São Paulo (HCor), Susam e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems/AM).
O projeto é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital do Coração de São Paulo, faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS) e tem o objetivo de dar apoio ao desenvolvimento dos sistemas regionais de saúde.
O trabalho no laboratório será feito em cima de oito objetos específicos. O primeiro deles é o planejamento baseado nas reais necessidades da população residente na área.
Em segundo lugar virão os serviços essenciais como os centros de reabilitação, os ambulatórios especializados, o fluxo de atenção cirúrgica, a rede de urgência e emergência, a relação entre os hospitais e os serviços de atenção primária em saúde e as unidades de cuidados integrados e continuados. Em terceiro lugar está a prevenção e o controle dos traumatismos, com a criação e implementação de políticas públicas que tratem a questão da violência e dos acidentes, principais responsáveis pela produção dos grandes traumas.
Os profissionais deverão trabalhar em cima de dois perfis específicos de realidade regional: o urbano/metropolitano e o que mescla núcleos urbanos e rurais. “Com a criação desse espaço e com os objetos definidos o grupo começará a trabalhar para que o processo de regionalização da saúde seja realmente efetivado e que as reais necessidades da população local possam ser atendidas e supridas”, informa Armando De Negri Filho, gestor do Laboratório de Inovação em Planejamento, Gestão, Avaliação e Regulação de Políticas, Sistemas, Redes e Serviços de Saúde (Ligress), do HCor.
O gestor informa ainda que o HCor dará todo o suporte técnico para o grupo local. “Nossa equipe estará dando todo o suporte aos técnicos e gestores do Amazonas, trazendo inclusive a experiência de outros países, onde estão implantados sistemas parecidos com o nosso e que já superaram os problemas que estamos vivenciando agora”, disse. Ele completa dizendo que o papel dos gestores dentro do laboratório é olhar o que já foi feito, aprender e a partir dessa base criar as respostas que a região precisa.
O secretário de estado de saúde, Wilson Alecrim, informa que o Laboratório será criado em um excelente momento, uma vez que o estado do Amazonas está em processo de consolidação das regionais e também está implantando projetos estratégicos na área de saúde. “Nós estamos trabalhando a implantação do Samu Amazonas, a criação da Fundação do Coração, iremos construir um novo hospital na zona Norte e um Hospital do Sangue, estamos concluindo sete novos hospitais no interior do estado e eu acredito que o trabalho desse comitê vai nos mostrar os caminhos a serem seguidos daqui pra frente para que possamos ser cada vez mais efetivos e eficientes”, declarou.

Fonte: Ascom – SES/AM