SES/BA – Bloco Folia e Prevenção leva alegria e informação para a rua

Ao som de samba-reggae, pop rock e axé, o bloco Folia e Prevenção agita os foliões do circuito Dodô (Barra-Ondina) nesta quinta-feira (4), a partir das 21h. O lançamento do bloco, que busca difundir informações para a população sexualmente ativa, independente de orientação sexual e identidade de gênero, aconteceu nesta manhã, na sede da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Durante o percurso, serão distribuídos 30 mil preservativos, além de material informativo sobre doenças sexualmente transmissíveis – DST/Aids. O apoio institucional da Sesab ao Folia e Prevenção visa trabalhar a temática da diversidade e prevenção, com a meta de zero de discriminação, zero infecção de HIV e 100% prevenção do HIV. Também participam da iniciativa o Ministério da Saúde, organizações não governamentais e secretarias municipais de Saúde.

A animação ficará por conta dos foliões e da cantora Sylvia Patrícia. “Fico muito honrada em estar puxando o bloco. Sou uma pessoa que procuro divulgar a prevenção e o uso da camisinha. Infelizmente já perdi alguns amigos para a Aids e não quero ver isso de novo. Vou dar o maior gás na avenida para puxar esse bloco. Animação não irá faltar”, disse Sylvia Patrícia.

O Rei Momo, Nivaldo Nery, que estava presente no lançamento do bloco, decretou que os foliões se divirtam, mas que não se esqueçam de usar camisinha.

“É fundamental a disseminação da informação para que todos se previnam. Não é só o HIV que preocupa. Existem ainda as hepatites, a sífilis e outras doenças que podemos prevenir com uso do preservativo. Além disso, é um momento de confraternização no carnaval”, afirmou o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, que ainda destacou a importância do apoio das Organizações Não Governamentais.

O secretário Fábio Vilas-Boas também pontuou que a Sesab estruturou três postos onde poderão ser realizados testes rápidos de HIV/Aids. Dois funcionarão em Salvador, um na Avenida Centenário, outro na Avenida Adhemar de Barros e o terceiro posto na cidade de Porto Seguro.

Ascom Sesab
Carnaval/lançamento bloco

<-Voltar