Canal Saúde celebra 20 anos de história

Para marcar a data, emissora realiza painel sobre Comunicação Pública e Cidadania e lança catálogo do programa Ciência & Letras

O Canal Saúde completa 20 anos de história no dia 12 de dezembro. Para celebrar, a emissora realiza um evento no qual acontecerá o painel “20 Anos de Comunicação Pública Construindo Cidadania” e será lançado um catálogo do programa Ciência & Letras. Além disso, serão feitas homenagens a pessoas importantes para a construção e consolidação da
emissora. O evento acontece nesta sexta-feira (12) no Salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, a partir das 13h.

O painel que abrirá o evento vai contar com as participações do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, do diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Paulo Marchiori Buss, e do superintendente do Canal Saúde, Arlindo Fábio Gómez de Sousa. Os participantes irão falar da história do Canal Saúde, inserida no panorama da Comunicação Pública no país.

“O Canal Saúde foi criado em 1994. Na semente eram apenas o Arlindo e o Paulo Buss apresentando audiovisuais sobre saúde. A gente passou de uma fase em que fazíamos TV quase artesanalmente para depois o Canal se transformar em produtor de conteúdos de qualidade até se tornar emissora, a partir de 2010. E nós temos muito orgulho porque, ao longo dos seus 20 anos de história, o Canal passou a ser também um ator político relevante  nos campos da comunicação e da saúde. A gente está em constante crescimento, sabe que ainda tem muito a crescer, mas está muito feliz com a construção dessa história”, afirma Márcia Corrêa e Castro, gerente geral do Canal Saúde.

Após a mesa de abertura serão feitas as homenagens e vai acontecer o lançamento do catálogo do Ciência e Letras, que, assim como o programa, é resultado de uma parceria do Canal Saúde com a Editora Fiocruz. O catálogo apresenta mais de 200 títulos do programa, com todo seu acervo desde o início da parceria até os dias de hoje.

Catálogo do Ciência & Letras

A publicação, que começou a ser idealizada há cerca de um ano e meio, é dividida por temas como Educação e Comunicação; Antropologia e Sociologia; e o Universo do Livro e da Leitura, entre outros. A ideia é mostrar a diversidade dos assuntos abordados. A iniciativa nasceu de dois anseios do apresentador Renato Farias. Um deles, o de organizar o acervo do programa por uma lógica que não fosse a das estreias. O segundo, um anseio pessoal de propor uma panorâmica sobre o trabalho realizado.
“Depois de quase 20 anos trabalhando no Canal Saúde, fico super interessado em termos diferentes tipos de olhares para o que produzimos, que é um material de qualidade. Não é um material descartável”, explica o apresentador.

O catálogo conta com textos institucionais do Canal Saúde e da Editora Fiocruz e, também, de toda a equipe envolvida no programa. “O objetivo é mostrar que o Ciência & Letras é fruto de um trabalho de equipe, com muitas pessoas envolvidas”, ressalta Renato Farias, que também fez questão de destacar o trabalho e o envolvimento do designer do Canal Saúde, Marcelo Vianna, e da assessora de comunicação da Editora Fiocruz, Fernanda Marques, “que pegaram o touro à unha” e “sem os quais a concretização do catálogo para os 20 anos do Canal Saúde não teria sido possível.”

Mais informações:
Assessoria de Comunicação ­ Canal Saúde/Fiocruz/Ministério da Saúde
Gabriel Cavalcanti da Fonseca ­ 21 3194-7743
gabrielcfonseca@gmail.com
Coordenação: Ana Cristina Figueira

<-Voltar