Ciclo de Debates aborda a Cooperação Sul-Sul no início do século XXI

Inscrições abertas para o II Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública, realizado no próximo dia 30

Sob tema Cooperação Sul-Sul no Início do Século XXI: cenários, possibilidades e precauções, o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz/UnB/Opas) promove, no próximo dia 30, a edição de agosto do II Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública. As inscrições estão abertas, são gratuitas, e podem ser feitas no site do Nethis e da FIOCRUZ Brasília.

O encontro reúne o professor do Instituto de Relações Internacionais da UnB (Irel/UnB), José Flávio Sombra Saraiva, e o primeiro vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital Corrêa Lima. O coordenador do Nethis, José Paranaguá de Santana, fará a mediação do debate.

Vital fará uma apresentação sobre “Aspectos relacionados à Saúde e à Bioética” e falará sobre as questões éticas e bioéticas comuns aos países participantes da cooperação sul-sul que, segundo ele, possuem ligações culturais, sociais e morais. “Trata-se de tema relevante aos aspectos éticos da prática médica com caráter de patrimônio público e universal da humanidade, no qual se conciliam interesses individuais e coletivos. Portanto, um espaço de discussão das relações estabelecidas na assistência à saúde no eixo sul-sul”.

A palestra de Sombra Saraiva tem como tema “A cooperação internacional: do Norte-Sul”. Durante a apresentação, o professor fará um histórico sobre a formação da cooperação internacional, falará sobre as relações internacionais do mundo contemporâneo e o novo paradigma de cooperação entre países em desenvolvimento.  Os novos cenários da cooperação internacional, que apresentam o surgimento de novos campos como a diplomacia e a saúde pública na cooperação Sul-Sul, além da atuação do Brasil em cooperações com a África e países da América Latina também serão abordados na palestra.

Cooperação Sul-Sul

A Cooperação Sul-Sul é um mecanismo de desenvolvimento conjunto entre países emergentes em resposta a desafios comuns. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Brasil (Pnud) reconhece que a existência de laços históricos e geográficos favorece o ambiente para que importantes lições de desenvolvimento possam ser aprendidas com a Cooperação Sul-Sul.
(Fonte: http://www.pnud.org.br/CooperacaoSulSul.aspx)
Para inscrição acesse: www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br, www.bioeticaediplomacia.org

Serviço:

II Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública
Tema: Cooperação Sul-Sul no Início do Século XXI: cenários, possibilidades e precauções
Data: 30/08/2012
Hora: 8h30
Local: Auditório interno do Bloco Educacional, 1° andar, Fiocruz Brasília – Avenida L3 norte, campus universitário Darcy Ribeiro, gleba A (atrás do Hospital Universitário de Brasília – HUB)     
Contato: 3329 4752

 

<-Voltar