CONASS entrega ao ministro da Saúde propostas para a saúde indígena

Brasília – Secretários estaduais de saúde participaram hoje (24), da reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília. Na ocasião, o  presidente do CONASS, Wilson Alecrim, entregou ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, a Nota Técnica do CONASS que trata de um dos temas considerados como prioridade para os secretários estaduais de saúde: a saúde indígena. “Esse tema tem se apresentado como um desafio para nós, gestores do SUS, tendo em vista todas as suas peculiaridades, tanto normativas como operacionais”, afirmou Alecrim.

A Nota Técnica é fruto das oficinas realizadas pelo CONASS com representantes estaduais que permitiu um diagnóstico da situação atual em cada estado e outra com especialistas na área da saúde indígena. A partir do material coletado nessas reuniões o CONASS elaborou uma proposta com ênfase no processo de planejamento, principalmente no planejamento regional integrado e na inclusão das populações indígenas nas redes de atenção à saúde, com destaque na organização da atenção primária em saúde, garantindo, dessa forma, o acesso à atenção especializada a partir de cuidados primários resolutivos e oportunos.

O objetivo do Conselho é debater essas informações com os demais gestores do SUS nos Grupos de Trabalho da CIT.

Revista Consensus n. 10

Também na CIT, Alecrim lançou a 10ª edição da Revista Consensus. Interativa e com novidades que deixam a leitura mais ampla e imersiva, a revista marca uma nova frente da Comunicação do CONASS. Agora, além de ler o conteúdo, o leitor também poderá ouvir as reportagens usando apenas o celular.

O presidente reiterou que a linha editorial da revista aborda questões estruturais e estratégicas para o SUS e disse que o objetivo do CONASS é fomentar e contribuir com a disseminação da informação em saúde.

Esta edição traz uma entrevista com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, na qual ele fala a respeito dos desafios da gestão do SUS. Como matéria de capa, a saúde da pessoa idosa e o desafio que ela representa para o país. Apresentamos também uma matéria sobre a crise contemporânea dos modelos de atenção à saúde – tema do 3º seminário CONASS Debate.

A assessora de Comunicação do CONASS, Adriane Cruz Romar, demonstrou a principal novidade da revista – o QR Code – aplicativo/scanner que direciona o leitor para conteúdos multimídias, complementares ao conteúdo impresso.

Confira e baixe o seu exemplar no nosso portal: https://www.conass.org.br/biblioteca/

Pactuações

No encontro os gestores pactuaram a Portaria que regulamenta a transferência de recursos destinados ao Eixo Estrutura do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (Qualifar-SUS), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).